LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
AÇÃO EDUCATIVA SOBRE REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR NO CONTEXTO ACADÊMICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Emanuel Gomes de Lima
Autores:
  • Vitória Emile Lins de Andrade
  • Francisco Welington Cavalcante da Silva
  • Millena Batista de Sousa
  • Antônio Saymo Pereira Alves
  • José Evaldo Gomes Júnior
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O suporte básico de vida (SBV) é composto por uma série de etapas executadas sequencialmente, incluindo: segurança de cena, avaliação da responsividade da vítima, acionamento de ajuda com solicitação de um desfibrilador externo automático (DEA), avaliação da respiração e do pulso, e com a confirmação da parada cardiorrespiratória (PCR), início rápido das manobras de resgate com execução de compressões e ventilações. OBJETIVO: Descrever a experiência vivenciada por parte dos acadêmicos de enfermagem, integrantes da Liga Acadêmica de Atendimento Pré-Hospitalar - LAAPH URCA, mediante a execução de uma intervenção educativa em saúde com alunos do 1°, 6° e 7° semestre de enfermagem da Universidade Regional do Cariri, com o intuito de capacitá-los para intervir em casos de Parada Cardiorrespiratória (PCR). MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência, que tem como objetivo descrever um momento de educação em saúde realizada por 5 alunos, integrantes da Liga Acadêmica de Atendimento Pré-Hospitalar - URCA, que foi realizada no dia 19 de junho de 2023, com os alunos do 1°, 6° e 7° semestres de graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri, Campus de Iguatu, de maneira presencial, no auditório da Universidade, tendo como supervisor o Profº. Esp. José Evaldo Gomes Júnior. Foi realizado um levantamento bibliográfico, utilizando artigos referentes ao SBV, diretrizes da American Hearth Association (AHA) e Protocolo Europeu de Cardiologia. E teve como objetivo capacitá-los para intervir em situações de PCR. RESULTADOS: Fizeram parte da ação 5 ligantes e a professora coordenadora da LAAPH vinculados a instituição Universidade Regional do Cariri, URCA Campus Iguatu-CE. Além disso, houve a possibilidade dos estudantes terem o contato com simuladores de RCP como: bolsa-válvula-máscara (BVM), pocket mask, DEA e os bonecos simuladores de primeiros socorros. CONCLUSÃO: A ação demonstrou a pertinência sobre a discussão de conteúdos compatíveis com a temática abordada, visto que percebeu-se por meio da interação e questionamentos levantados sobre “como fazer”, “a quem recorrer”, angústia e ansiedade sobre a realização das manobras de RCP.