LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE
Relatoria:
GUSTAVO MENDES DOS SANTOS
Autores:
  • Stefan Vilges de Oliveira
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O ensino em saúde sofreu transformações e buscou modelos que concordassem com os interesses sociais e que apresentassem coerência com as políticas de saúde atuais. Diante disso, a formação docente se caracteriza como estratégia para quebrar paradigmas e ultrapassar modelos de educação conservadores. No entanto, essa formação e suas fragilidades recebem inúmeras críticas, especialmente em decorrência do despreparo em relação aos aspectos pedagógicos e didáticos daqueles que ministram aulas em espaços acadêmicos. Objetivo: Relatar a experiência de um mestrando acerca da importância da formação docente na pós-graduação stricto sensu para ministrar aulas em cursos da área da saúde. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência qualitativo, descritivo e analítico. O processo de observação e elaboração se deu durante o curso de mestrado acadêmico no Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (PPGCS-UFU), nos meses de março de 2022 a agosto de 2023. Resultados: A docência não se reduz a simples transmissão de conhecimentos, ela requer o desenvolvimento desses saberes específicos para o ser professor. O domínio sobre certos conteúdos e a desenvoltura para falar em público não são garantia de um ensino de qualidade, é preciso que esse profissional esteja preparado para desempenhar a função de mediador do conhecimento. Durante a graduação, nos cursos de saúde, os futuros profissionais são preparados para o desenvolvimento de habilidades e competências específicas para atuação prática. Pouco se menciona acerca da formação necessária para aqueles que desejam seguir a carreira docente, ficando a cargo dos programas de pós-graduação e mais precisamente dos programas stricto sensu. É notória a evolução do profissional quando se compara a sua formação acadêmica antes da pós-graduação stricto sensu, já que a mesma busca também, que o pós-graduando desenvolva as habilidades necessárias para uma potencial carreira docente. Passados os conteúdos do curso, fica nítida a riqueza de informações que a graduação não aborda e que são vivenciados em disciplinas teóricas e práticas durante os cursos stricto sensu a nível de mestrado e doutorado. Conclusão: O processo representou importante ganho para o profissional que está em construção da sua carreira acadêmica e potencial docente. Foi possível vivenciar e entender mais sobre o processo de se tornar docente e a construção individual de cada um.