LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
RELATO: VIVÊNCIAS ACADÊMICAS MEDIANTE A SUBSTITUIÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PELO REMOTO DURANTE A PANDEMIA.
Relatoria:
Hian Carlos Gutzeit Brasil
Autores:
  • Gabriely Brasil
  • Camila Marcondes
  • Larissa Byanca da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O ano de 2020 foi marcado por mudanças radicais, especialmente na forma em que os seres humanos vivem, uma pandemia causada por um Vírus, chamado COVID-19, que ataca o sistema respiratório fez com que as aulas presenciais não fossem mais possíveis de serem realizadas, transformando para o ensino remoto todas as interações ligadas a educação. OBJETIVO: descrever a vivência de acadêmicos de enfermagem com o ensino remoto durante a pandemia em uma instituição de ensino da rede federal no sudoeste paranaense. Metodologia: trata-se de um relato de experiência desenvolvido por acadêmicos do quinto período de enfermagem matriculados durante o período definido pela instituição como atividades pedagógicas não presenciais, no período entre maio e outubro de 2020. DISCUSSÃO: No período de Isolamento a instituição de ensino aprovou a realização das Atividades Pedagógicas não Presenciais, e durante o processo, o curso de enfermagem desenvolveu momentos síncronos e assíncronos, por meio de aulas expositivas via Google Meet e entregas de trabalhos desenvolvidos semanalmente numa plataforma de apoio ao ensino denominada Moodle. Essa nova vivência exigiu de acadêmicos e professores adaptação e acarretou em sobrecargas, ansiedades, estresse e pensamentos de fracasso diante a pressão ao novo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Apesar de alguns pontos negativos, a experiência possibilitou aos acadêmicos do curso repensarem suas formas de estudo, implementando metodologias novas, pensando sempre em oferecer um ensino de qualidade, e contemplando a realidade de cada indivíduo.