LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO USO DE SIMULAÇÃO CLÍNICA NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM
Relatoria:
Maria Clara Nascimento Oliveira
Autores:
  • Ana Larissa Gomes Machado
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: A simulação clínica proporciona aprendizagem experiencial, permitindo aos acadêmicos desenvolverem competências e aumentarem sua autoconfiança em um ambiente seguro por meio de cenários práticos de situações realísticas da prática profissional. Esse método de ensino permite preencher lacunas entre a teoria e a prática clínica. Assim, o presente estudo pretende fornecer evidencias que respondam a seguinte pergunta: "Qual é o impacto do uso da simulação clínica na formação de enfermagem durante a graduação em termos de desenvolvimento de competência clínica, desempenho prático, tomada de decisões clínicas e satisfação dos estudantes?" OBJETIVO: Avaliar o impacto do uso da simulação clínica na formação de enfermagem durante a graduação. MÉTODO: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Os critérios de inclusão adotados foram estudos relacionados à temática. Foram excluindo os estudos com participantes que não estavam na graduação de enfermagem e os não relacionados à simulação clínica. Não compuseram a amostra final teses, dissertações, editoriais, artigos de revisão, opinião, reflexão ou comentário, carta ao editor, resumos expandidos e em anais de eventos científicos e livros. Os descritores: “Simulation Technique”, “Students, Nursing” e “Clinical Competence” foram combinados aos operadores booleanos e a estratégia de busca foi adaptada conforme as bases de dados. As buscas foram realizadas em junho de 2023, na CINAHL, Medline via PubMed, BVS. Foram encontrados 83 estudos, exportados para o gerenciador de referências Zotero. Realizada a leitura de títulos e resumos, leitura na integra, compuseram a amostra final de 6 artigos. RESULTADOS: Os estudos selecionados evidenciaram que a simulação clínica promoveu aumento significativo na aquisição de habilidades, conhecimentos, raciocínio clínico e comunicação dos estudantes. A aprendizagem por simulação também gerou maior satisfação, aumentado a confiança e promovendo reflexão contínua sobre teoria e prática. Esses resultados destacam a importância da simulação na formação de futuros profissionais enfermeiros, proporcionando desenvolvimento de conhecimento, habilidades, raciocínio clinico e segurança. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A simulação clínica oferece um ambiente seguro e controlado para os estudantes de enfermagem desenvolverem competências e habilidades profissionais, facilitando a transição do ambiente teórico para o prático.