Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
ESTRATÉGIAS MULTIPROFISSIONAIS PARA O ENFRENTAMENTO DO BULLYING: EXPERIÊNCIAS EM DUAS ESCOLAS DO RECÔNCAVO D
Relatoria:
Miriam Jesus Cruz
Autores:
- Daniele Neres Fraga
- Érica Santos de Jesus
- Aline Brito Oliveira Guimarães
- Karine Chaves Pereira Galvão
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O bullying permeia a vivência de muitos adolescentes e favorece o surgimento de diversos problemas de saúde. Por ser comum no âmbito escolar, o enfrentamento a este problema é associado somente a esse campo. Contudo, esse tema deve ser pensado e compreendido para além dos muros escolares, tornando-se necessário ações multiprofissionais, incluindo, sobretudo, profissionais da área da saúde. Objetivo: Relatar a experiência acadêmica acerca da educação em saúde para o enfrentamento do bullying. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência que aborda atividades desenvolvidas por discentes dos cursos de Enfermagem, Psicologia, Nutrição, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde e Medicina da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. As atividades foram desenvolvidas em duas escolas da rede pública de uma cidade do Recôncavo da Bahia, entre agosto e dezembro de 2022, tendo como método o diagnóstico situacional e o desenvolvimento de ações de educação em saúde. Por meio de estratégia de priorização dos macroproblemas, foram desenvolvidas ações de construção participativa de atividades que mitiguem os impactos do bullying na saúde mental dos adolescentes através de oficinas dinâmicas e interativas. Resultados: Os desafios de maior magnitude apontados na priorização de problemas foram o aumento de conflitos e agressões no contexto escolar, o déficit de aprendizagem, além da falta de suporte familiar e social para os educandos, fatores esses que afetam diretamente a saúde mental de toda comunidade escolar. Nesse sentido, as atividades de educação em saúde foram essenciais para que os estudantes compreendessem as consequências do bullying, desenvolvendo a empatia e adquirindo habilidades para lidar com situações de conflito de forma saudável dentro e fora do ambiente escolar. Considerações Finais: A colaboração entre profissionais de Enfermagem, Psicologia, Nutrição, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde e Medicina foram fundamentais para uma compreensão holística das necessidades dos adolescentes e para o desenvolvimento de estratégias eficazes de educação em saúde. Assim, ficou evidente que a atuação conjunta de diferentes especialidades foi essencial na promoção do bem-estar dos estudantes, onde contribuíram significativamente para a construção de relações saudáveis, respeitosas e acolhedoras, possibilitando a prevenção de problemas de saúde decorrentes do bullying.