Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
TECNOLOGIA CUIDATIVO-EDUCACIONAL PARA AVALIAÇÃO DOS MARCOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
ANNA BEATRIZ SOUZA DA SILVA
Autores:
- Rayane de Castro Conte Laranjeira
- Juliana Jaime Castanheira
- Yasmin Rodrigues de Oliveira
- Roberta Fraga Dias
- Sheila Barbosa Paranhos
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O acompanhamento da enfermagem é importante durante o crescimento e desenvolvimento infantil, sendo a avaliação dos marcos do desenvolvimento essencial para rastrear alterações motor-cognitivas da criança. Atrelado a isso, destaca-se a importância de uma formação empreendedora, ainda na graduação, com a construção de tecnologias cuidativos-educacionais como uma ferramenta inovadora no processo de cuidar do outro a partir da práxis do enfermeiro, e, desse modo, fomentar a promoção à saúde e o bem estar dos indivíduos. Objetivo: Descrever a experiência de discentes de enfermagem na produção de uma tecnologia cuidativo-educacional, em formato de cubo interativo, para avaliação dos marcos do desenvolvimento infantil. Método: Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência, vivenciado por acadêmicas de Enfermagem da Universidade Federal do Pará, durante aulas práticas da atividade curricular Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente na Atenção Primária realizadas em uma Unidade Básica de Saúde em Belém-PA, em abril de 2023. Foram realizadas consultas à caderneta da criança e à literatura especializada para a criação da tecnologia em saúde. Resultados: Identificou-se a necessidade de um instrumento para analisar os Marcos do Desenvolvimento Infantil, durante as consultas de enfermagem à criança, cujo perfil correspondeu, em especial, à faixa etária de 6 a 18 meses. Para isso, produziu-se uma tecnologia no formato de cubo interativo, por meio da captação de materiais reutilizáveis e itens de papelaria. Foram selecionadas algumas ferramentas de avaliação, sendo elas: foguete de garrafa plástica, garrafas decorativas anexadas à caixa, formas geométricas coloridas e imagens de elementos rotineiros. Tais mecanismos visam testar movimento de pinça, habilidade da troca de objetos entre mãos, reconhecimento de elementos presentes no cotidiano. A elaboração da presente tecnologia abrangeu mecanismos viáveis e elementos de baixo custo, o que facilitou a inovação do cuidado em enfermagem, de modo a fortalecer o perfil empreendedor durante a graduação. Considerações finais: Tendo em vista a relevância da avaliação dos marcos do desenvolvimento na prevenção de agravos e promoção da qualidade de vida, a tecnologia cuidativa e educativa auxilia na integralidade do cuidado às crianças no decurso das consultas de enfermagem, bem como fomenta a percepção empreendedora do acadêmico diante dos serviços de saúde.