Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
PRECEPTORIA EM ENFERMAGEM: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS À LUZ DAS NOVAS METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS
Relatoria:
maria gonçalves de aquino
Autores:
- FRANCISCA SILVA DE ALENCAR
- DELIONE MARIA FERNANDES MOREIRA
- LUCEMIR FERREIRA DA ROCHA SILVA
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Dissertação
Resumo:
Introdução: O presente estudo tem como objeto a construção de uma tecnologia educacional para subsidiar a prática do enfermeiro que exerce a preceptoria em âmbito hospitalar. A atividade de preceptoria consiste em preparar os estudantes que saem da academia para o mundo do trabalho. Assim, os enfermeiros preceptores são os profissionais que acompanham, supervisionam e avaliam esses estudantes, articulando teoria e prática. Objetivo: Desenvolver uma tecnologia educacional pautada nas metodologias ativas e tecnologias digitais, para subsidiar a prática de preceptoria em Enfermagem, visando aprimorar os processos metodológicos de ensino nas enfermarias do Hospital Universitário Onofre Lopes, localizado em Natal/RN. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa-ação de paradigma interpretativo e abordagem qualitativa, composta por enfermeiros assistenciais que exercem a preceptoria de estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A coleta de dados foi realizada em três etapas: 1. Revisão da literatura; 2. Pesquisa do público-alvo; 3. Construção da tecnologia educacional para os preceptores em Enfermagem, utilizando-se do modelo ADDIE do Design Instrucional Contextualizado, norteado pelo uso de metodologias ativas de ensino e tecnologias digitais, como possibilidade de transformação do processo de ensino e aprendizagem no ambiente hospitalar. A pesquisa contou com a anuência da instituição e aprovação pelo Comitê de Ética, conforme CAAE n° 63349722.20000.5537. As informações foram analisadas a partir da modalidade temática de Bardin (2016). Resultados: Reflexões acerca da preceptoria na formação em enfermagem; atuação do preceptor como essencial na integração teoria e prática dos futuros profissionais de saúde; o Guia do Preceptor em Enfermagem, construído coletivamente, como base teórico-prática, com vistas a construção de um conhecimento crítico e reflexivo para o estudante a partir do processo ativo de aprendizagem, refletindo na assistência plena e garantida prestada aos pacientes. Considerações finais: A tecnologia educacional desenvolvida, propósito deste estudo, representa novos recursos e possibilidades de crescimento profissional para o enfermeiro a partir de práticas inovadores, pautadas nas metodologias ativas e tecnologias disponíveis, com vistas a (re)significação da preceptoria no ambiente hospitalar e o fortalecimento da enfermagem com ênfase nas exigências contemporâneas para a profissão.