Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
VIVÊNCIAS DE ESTÁGIO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM CUIDADORES DE IDOSOS
Relatoria:
Paula Renata da Cunha
Autores:
- Cristyanne Samara Miranda Holanda da Nóbrega
- Dulcian Medeiros de Azevedo
- Bruno Inglesson Roque Félix da Silva
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Durante a velhice há o comprometimento da autonomia e independência, o que pode ocasionar aos cuidadores de idosos uma sobrecarga de trabalho e diminuição da qualidade de vida. Por consequência, destaca-se a necessidade de os serviços de saúde realizarem ações que intervenham na saúde física e mental dos cuidadores domiciliares, através de um acompanhamento contínuo, estimulando o autocuidado. OBJETIVO: relatar a experiência de atividades de educação em saúde com cuidadores de idosos, com estímulo para o autocuidado. METODOLOGIA: Estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, vivenciado por uma enfermeiranda do curso de graduação em enfermagem, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Caicó, durante o Estágio Curricular Supervisionado III, na atenção primária do município de Caicó/RN, no período de dezembro de 2022 a março de 2023. O público foi cuidadoras de idosos de duas famílias da área adscrita. As temáticas abordadas foram planejadas e escolhidas junto às participantes, para atendimento de suas necessidades de saúde. RESULTADOS: As intervenções aconteceram em quatro encontros que se alternaram entre a residência das cuidadoras e unidade de saúde. Foram trabalhados o uso de fitoterápicos como oferta terapêutica para minimizar os sinais e sintomas de doenças crônicas; a higiene do sono e técnicas terapêuticas de cuidado, para quem cuida do outro, a partir das práticas integrativas e complementares em saúde. Para a discussão dos temas, utilizou-se dinâmicas interativas para um melhor envolvimento das participantes no ambiente domiciliar, como: quebra-cabeça dos chás, jogo da roleta, dinâmica do espelho, jogo de tabuleiro, nuvem de palavras, quizz e caça ao tesouro. As práticas integrativas e complementares foram desenvolvidas na unidade de saúde, com realização de ventosaterapia, massoterapia e aromaterapia. Tais procedimentos foram realizados por uma enfermeira especialista. Na intervenção, houve a participação de uma acadêmica de Psicologia, que realizou orientações acerca da saúde mental, estimulando a procura pela continuidade do cuidado profissional. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Percebe-se a necessidade do autocuidado em cuidadores, pois parecem não despertar a necessidade de cuido em si mesmo, enquanto se envolve com o outro. A intervenção contribuiu para formação discente, identificando a importância de atender às necessidades de saúde da população que não busca ou esquece diante do cuidado ao outro, os serviços de saúde.