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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
RELEVÂNCIA DE PRÁTICAS EM CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL PARA ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Larissa Ellen de Souza Oliveira
Autores:
  • Antonio William Modesto de Oliveira
  • Helaide Rodrigues Muniz
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O Centro de Atenção Psicossocial - CAPS é um serviço de saúde que se direciona ao cuidado de pessoas com demandas de saúde mental. O serviço conta com uma equipe multiprofissional que emprega variadas intervenções com objetivo de garantir assistência de qualidade e reinserção social. O enfermeiro, parte obrigatória dessa equipe, dispõe de numerosos recursos terapêuticos, onde, através do olhar holístico, o paciente é visto como um todo em suas necessidades, sendo um diferencial na assistência. Tendo em vista a importância da enfermagem no que concerne aos serviços de saúde mental, esse estudo objetiva relatar a importância das aulas práticas no CAPS para a formação profissional dos acadêmicos de enfermagem. Trata-se de um relato de experiência acerca da relevância das aulas práticas de enfermagem em um CAPS do município do Ceará, das quais participaram um grupo de acadêmicos juntamente com um preceptor da disciplina de Enfermagem em Saúde Mental. Durante as práticas, foi observado o papel essencial que o enfermeiro desempenha na saúde mental. No CAPS, é papel do enfermeiro enquanto membro da equipe interdisciplinar a realização de atividades de acolhimento, anamnese, elaboração do plano de cuidados além da organização de grupos terapêuticos e oficinas. Aos acadêmicos, foi oportunizada a elaboração de atividades com os pacientes do CAPS. De início, houve um momento interativo entre discentes e usuários, culminando com a realização de uma dinâmica sobre autoestima. Durante a dinâmica, foi utilizado música para atrair a atenção dos usuários, além de perguntas norteadoras que incentivassem a discussão do tema. A dinâmica proporcionou aos pacientes conhecimentos sobre a importância da imagem corporal nas interações sociais, e, aos acadêmicos, oportunizou o desenvolvimento de noções de comunicação e escuta sensível, tão necessárias à prática de enfermagem. Além disso, foi aplicado instrumento de consulta psiquiátrica a um paciente de escolha do grupo, que permitiu experienciar a relação que o enfermeiro desenvolve com o paciente com base em conhecimentos técnico-científicos e no processo de enfermagem. Assim sendo, é notória a relevância das aulas práticas em serviços de atenção psicossocial para o bom desenvolvimento dos acadêmicos durante a graduação de enfermagem por ser um campo de desenvolvimento profissional que carece de uma enfermagem atuante e resolutiva.