LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA ÉTICA NA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Hilderlânia de Freitas Lima
Autores:
  • Anne Fayma Lopes Chaves
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O ensino da ética na Enfermagem gira em torno do pensar na responsabilidade profissional, procurando estabelecer as razões que justificam o que deve ser feito, e o que não pode ser feito. A utilização de metodologias ativas de ensino proporciona aprendizado de modo mais dinâmico, permitindo troca de experiências, autonomia e reflexão necessárias à construção do conhecimento. Objetivo: Descrever a experiência da utilização de metodologias ativas na aula de Ética em um curso de graduação em Enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência de docentes de Enfermagem na disciplina Fundamentos Ético-Legais do Exercício Profissional com alunos do 9° semestre de Enfermagem em uma instituição de ensino superior no sertão central do estado do Ceará. As metodologias ativas utilizadas foram aula dialogada e a metodologia da problematização. Resultados e discussão: Primeiramente, foi utilizada a aula dialogada para discussão dos conceitos básicos sobre a temática e verificação do conhecimento prévio. O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem foi pontuado utilizando a metodologia da problematização, com intuito de refletir sobre problemas éticos no exercício da profissão. Os alunos foram divididos em seis grupos e cada grupo recebia um problema ético para ser trabalhado. Tais, metodologias permitiram as professoras e os estudantes trocas de experiências, participação na aula com discussão envolvendo teoria por meio de situações éticas. A limitação observada na utilização dessas metodologias incluíram a interação entre os estudantes nas atividades em grupo, muitas vezes alunos queriam que sua opinião se sobressaísse frente a do outro. A alternativa para trabalhar essa limitação foram a distribuição de falas, incentivando o respeito e saber lidar com as diferenças entre os membros. Conclusão: Dessa maneira, foi possível perceber que as metodologias ativas contribuíram no repasse de conhecimento na aproximação entre teoria e prática, além da participação dos discentes. Refletir sobre problemas éticos no ensino da Enfermagem, permite mudanças de comportamento, determinando o perfil profissional desejado com competência e autonomia.