LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
A confecção de brinquedos para o exercício da empatia em crianças: um relato de experiência
Relatoria:
Tatyla dos Santos Morais
Autores:
  • Lany Leide de C. R. Campelo
  • Luana Soares Souza
  • Thauane Lima de Santana
  • Francisco Erivanio de Sousa Borges
  • Layane Henrique Tavares
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A empatia é essencial para a construção das relações do cotidiano, sendo, portanto, fundamental para o bem estar emocional do ser humano desde a sua infância. Como habilidade socioemocional, para se desenvolver, ela precisa ser exercitada, e uma das formas, é proporcionar às crianças, experiências que a permitam colocar-se no lugar do outro. OBJETIVO: Relatar a experiencia de extensionistas ao desenvolver uma ação com foco no desenvolvimento da empatia em crianças de uma escola estadual por meio da confecção de brinquedos para crianças hospitalizadas. METODOLOGIA: Estudo, qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência, a respeito de intervenção realizada por membros do projeto de extensão Mais Sorriso, Mais Saúde – criança e adolescente da Universidade Federal do Piauí, tendo como objeto a confecção de brinquedos a partir de materiais recicláveis, por crianças de uma Escola Estadual. RESULTADOS: Participaram da ação 15 crianças com idades entre 9 e 10 anos. A dinâmica teve duração de 2 horas, iniciando com uma aula expositivo dialogada sobre a importância da empatia para o bem estar socioemocional da criança. Na etapa seguinte as crianças foram incentivadas a colocar-se no lugar de crianças hospitalizadas e refletir sobre algo que as deixariam felizes, então elas foram convidadas a confeccionar, com a ajuda dos extensionistas, brinquedos a partir de materiais recicláveis para serem enviados às crianças hospitalizas. No decorrer da ação, as crianças envolvidas relataram suas experiências com a hospitalização, sobre sentimentos como a angustia o medo e a ansiedade vivenciadas nos momentos de doença e sobre estratégias que as ajudaram superar este momento difícil em suas vidas, e como o brinquedo e as brincadeiras poderiam ajudar as crianças hospitalizadas a sentirem-se mais acolhidas neste tempo no hospital. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A implementação de ações voltadas para o desenvolvimento da empatia em crianças é um caminho para a promoção da sua saúde mental, pois lhes proporciona a oportunidade de compreender seus próprios sentimentos e os sentimentos do outro e buscar formas para construir as relações do seu cotidiano de forma mais saudável.