Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
METODOLOGIAS ATIVAS NA PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
ICLEIA PARENTE RODRIGUES
Autores:
- Nachielle da Silva Pinheiro
- Rosy Denyse Pinheiro de Oliveira
- Antônia Rita de Fátima Abreu de Carvalho
- Janaina Landim de Sousa
- Ana Flávia Sousa
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução. A amamentação é fundamental para atingir as metas globais de nutrição, saúde e sobrevivência, crescimento econômico e sustentabilidade ambiental. No entanto, garantir a competência de prestadores do Aleitamento materno (AM) requer a associação de práticas e cuidados como as metodologias ativas de ensino-aprendizagem para facilitar a apreensão de conhecimentos e habilidades nas ações de promoção do AM. Objetivo: Relatar a experiência de atividade educativa em aleitamento materno com puérperas, gestantes e acompanhantes utilizando metodologias ativas. Metodologia. Relato de experiência realizado em Alojamento Conjunto (ALCON) de uma Maternidade terciária de referência à saúde da mulher e da criança, localizada no município de Fortaleza, Ceará, no mês de agosto de 2023. O público alvo foram 48 participantes entre puérperas, gestantes e acompanhantes. A atividade educativa seguiu uma metodologia dialógica-participativa de aprendizagem. Resultados: Durante a prática foram utilizados artefatos tecnológicos como próteses mamárias e manequim neonatal para montagem do cenário, além de um mural contendo um jogo do tipo campo minado. O jogo era dividido em letras do alfabeto brasileiro de A à E e de números naturais de 1 ao 10. Cada participante poderia escolher uma letra e um número e sua junção resultava em uma casa do jogo. As casas do jogo possuíam três opções de figuras que geravam um comando: 1) casa de uma figura de grama, que o participante passava sua vez de jogar para o jogador seguinte; 2) casa de uma figura de bomba, que o participante teria que realizar uma prenda conduzida pelos facilitadores; casa de uma figura de uma mulher amamentando, que tinha uma pergunta sobre o tema da atividade. Conforme a pergunta norteadora, os facilitadores desenvolviam tópicos referentes aos benefícios da amamentação, livre demanda, sinais de fome, posição e pega adequada, tempo e intervalo das mamadas, apojadura, preparação da mama para amamentar, ordenha e ingurgitamento. Durante a atividade educativa foi observado envolvimento dos participantes, com falas e dúvidas sobre o tema proposto; qualidade de presença durante a exposição; verificação de entendimento não-verbal; comunicação efetiva, além da avaliação da plateia por meio de comentários acerca da realização e desenvolvimento da atividade. Considerações finais: Observou-se que o uso de metodologias ativas facilita o aprendizado, promove a interação do grupo e facilita a compreensão da temática envolvida.