Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA/ PROFISSIONAL DE DISCENTE DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Aryane Maria Claudino de Oliveira Rocha
Autores:
- Anna Luiza Mick Doss
- Geórgia Maria Ricardo Félix dos Santos
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A monitoria acadêmica consiste em um trabalho contínuo e mútuo entre docente e graduando, no qual este é envolvido constantemente nas atividades de organização, planejamento e execução da disciplina. Nesse sentido, é cabível destacar a oportunidade dada ao estudante por intermédio deste programa, o qual permite seu contato direto com a área da docência, bem como o desenvolvimento de habilidades específicas da educação, essenciais para sua formação. OBJETIVOS: Descrever as vivências, desafios e aprendizados, bem como a relevância da monitoria como ferramenta de aprimoramento acadêmico e profissional. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado pelos monitores do módulo de Ambiente Terapêutico e Intervenções de Enfermagem, no contexto da disciplina de Processo de Trabalho em Enfermagem II, durante o terceiro semestre do curso de graduação em Enfermagem, da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). RESULTADOS E DISCUSSÃO: A experiência da participação no programa de monitoria foi permeada por uma maior necessidade de buscar atualização e aprofundamento dos conhecimentos técnico-científicos acerca dos assuntos propostos no módulo. Nesse sentido, houve a construção de um olhar mais minucioso e detalhado em relação à atuação da Enfermagem, assim como uma desmistificação sobre a área do ensino, proporcionando um envolvimento maior com a educação e sua importância. Para tanto, as dificuldades enfrentadas compreendem aspectos como, incompatibilidade dos horários dos monitores com os discentes, e a precariedade da busca pela monitoria. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Essa experiência enriqueceu o entendimento sobre a importância da monitoria no contexto acadêmico, evidenciando como essa prática contribui para a formação integral dos estudantes e para a melhoria da qualidade do ensino, ao mesmo tempo em que proporciona valiosas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.