Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
ENSINO APRENDIZAGEM MEDIADO POR SIMULAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM MANOBRAS DE RESSUSCITAÇÃO PULMONAR
Relatoria:
Maximina Penha Malagueta
Autores:
- Aline Gomes Sidrone
- Ingrid Menezes de Oliveira
- Maria Verbene Costa Aguiar
- Bruno Felipe Vargas Julião
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A parada cardiorrespiratória (PCR) é o evento desencadeado pela doença cardiovascular, necessitando de capacidade para obter o reconhecimento precoce os sinais e sintomas para iniciar as manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) para sua realização adequada1-2. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada durante as atividades mediadas por simulação clínica na disciplina Enfermagem Clínica no Processo de Cuidar da Saúde do Adulto e Idoso. Metodologia: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido por 30 alunos nas práticas no Laboratório de Simulação - LabSim na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no período de março a julho de 2023 na disciplina de Enfermagem Clínica no Processo de Cuidar da Saúde do Adulto e Idoso. Resultados: O ensino aprendizagem mediado por simulação foi baseado no Guideline Basic Life Support (BLS)3, com a orientação das cadeias de sobrevivência da American Heart Association (AHA) para a parada cardiorrespiratória extra-hospitalar (PCREH) para adultos, organizada por: acionamento do serviço médico de emergência; RCP de alta qualidade; desfibrilação; ressuscitação avançada; cuidados pós -PCR e recuperação. Além disso, também foi simulado o tratamento medicamentoso com epinefrina, amiodarona e lidocaína com fins de demonstração de entendimento em relação a parte farmacológica durante a parada cardiorrespiratória. Considerações finais: Percebe-se a importância da realização de simulação com os alunos de enfermagem do sexto período para intensificar a importância do conhecimento científico teórico prático para a realização de atividades complexas para serem desempenhadas pelo futuro profissional enfermeiro.
Descritores: Simulação. Enfermagem. Reanimação Cardiopulmonar
Eixo 3: Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
REFERÊNCIAS
1. VILLELA PB. Aprimorando a Ressuscitação Cardiopulmonar. Arq. Bras. Cardiol, 2023; 120(1): e20220900.
2. AHA. American Heart Association Guidelines for CPR and ECC. 2020. Disponível em: https://cpr.heart.org/en/resuscitation-science/cpr-and-ecc-guidelines.
3. BERNOCHE C, et al. Atualização da Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arq Bras Cardiol, 2019; 113(3): 449-663.