Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
APLICABILIDADE DE ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM DA SAÚDE DO IDOSO.
Relatoria:
FRANCISCO ARLYSSON DA SILVA VERISSIMO
Autores:
- MARIA APARECIDA MELO MORAIS
- FRANCISCO MARCOS MOREIRA ARAÚJO
- DILENE FONTINELE CATUNDA MELO
- AMANDA LUIZA MARINHO FEITOSA
- DEBORAH XIMENES TORRES HOLANDA
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A disciplina de Assistência de Enfermagem a Saúde do Idoso possui um arcabouço teórico de conteúdos a serem contemplados, onde representam conhecimentos necessários para o desenvolvimento profissional. Destaca-se a rotação por estações, definida como uma dinâmica em que cada grupo de alunos, de modo aleatório, escolhe uma estação de aprendizagem para iniciar a atividade didática proposta. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada durante a monitoria de processo de cuidar da saúde do idoso com a utilização de uma metodologia ativa. Metodologia: Estudo de caráter descritivo, com do tipo Relato de Experiência. Participaram da vivência uma acadêmica do décimo período do curso de Bacharelado em Enfermagem e o docente da disciplina de Processo de cuidar da saúde do idoso. Resultados: A turma foi dividida por grupo e foram entregues um caso clínico e uma proposta de avaliação do hipotético paciente a cada estação .A estação I era avaliar o mini exame do estado mental, um teste comumente utilizado para avaliar a função cognitiva. Na estação II referente ao Cartão Jaeger, instrumento utilizado para identificar possível disfunção visual. Na estação III aplicação do teste do sussurro, necessário para avaliar a perda progressiva da capacidade de diferenciar os sons de alta frequência, os acadêmicos demonstraram surpresa por não saberem da existência desse teste. Ademais, ao conhecer a escala de avaliação do equilíbrio e da marcha de Tinneti, foi notório a motivação para aplicar a escala no caso clínico, visto que este teste apresenta muitos critérios e características específicas. Estação IV foi avaliação da presença de violência contra as pessoas idosas, utilizando-se de um instrumento desenvolvido em Porto Rico para avaliar possíveis situações de violência contra as pessoas idosas que ser aplicado junto à pessoa idosa.A estação V foi sobre aprazamento vacinal. Considerações finais: Foi possível compreender que a utilização de metodologias ativas no ensino é de suma importância no meio acadêmico, uma vez que favorece a reflexão do conteúdo teórico e surgem dúvidas que poderiam ficar guardadas até o exercício profissional, sendo sanadas em sala de aula pelo docente.