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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
JOGO DA MEMÓRIA SOBRE HIGIENIZAÇÃO DAS MAÕS PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Paloma Loiola Leite
Autores:
  • Sara Teixeira Braga
  • Livia Nonato de Souza
  • Antonio Saymo Pereira Alves
  • Moziane Mendonça de Araújo
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A higienização das mãos é reconhecida mundialmente como uma medida primária muito importante, no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. Por esse motivo, tem sido considerada como um dos pilares da prevenção e do controle de infecções nos serviços de saúde, incluindo aquelas decorrentes da transmissão cruzada de microrganismos multirresistentes. OBJETIVO: Relatar a experiência na execução de uma ação para profissionais da saúde sobre higienização das mãos. METODOLOGIA: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, elaborado com base nas vivências de acadêmicos de enfermagem durante a execução de ação educativa para profissionais de saúde sobre higienização das mãos utilizando um jogo da memória. A atividade ocorreu em uma unidade de pronto atendimento do interior do estado do Ceará, abordou a importância da higienização das mãos para a segurança do paciente, ocorreu em aproximadamente 20 minutos, participaram 10 pessoas entre enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros acadêmicos de enfermagem que estavam na instituição. RESULTADOS: O jogo da memória continha imagens dos passos da higienização das mãos, foram alocados na superfície de uma mesa, cada participante deveria escolher uma imagem e após isso organizar o passo a passo da higienização das mãos. Ao longo da organização, observou-se discussões pertinentes, bem com a menção de outros cuidados importantes para a higienização como a não utilização de adornos, higiene e cumprimento das unhas, tempo e momentos adequados para a higienização com uso de água e sabão ou álcool 70% e a importância para a minimização de infecções. Academicamente a ação contribuiu com os discentes propositores da ação ao considerar o estudo de aplicação de metodologias ativas para a educação participante, estudo sobre a segurança do paciente e a importância da higienização das mãos para contribuir com o cuidado seguro. No decorrer da ação, foi possível perceber que os participantes gostaram, discutiram e aprenderam com a ação, além de proporcionar aos acadêmicos, o conhecimento da rotina da unidade e o compartilhamento de experiências com os profissionais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A ação possibilitou impactos visíveis para o conhecimento dos acadêmicos, bem como, espera-se que tenham impactos a posteriore no cuidado seguro ofertado pelos profissionais de saúde. Sugere-se que que outras ações e estudos futuros possam abordar sobre a importância da higienização das mãos para o cuidado seguro.