Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO EM HIGIENE CORPORAL PARA CRIANÇAS NA PEDIATRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Vitória Oliveira Gomes
Autores:
- Ana Caroline Aniceto Felipe
- Erika Aparecida Teixeira Leite
- Erika Crys Bezerra Lucas
- Samara Pereira Lopes
- Luanna Gomes da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Educação em Saúde é uma abordagem que potencializa o cuidado em enfermagem, ao fornecer atividades educativas na assistência ao paciente, utilizando recursos de fácil acesso ou disponíveis nos serviços de saúde. Dessa forma, atividades educativas sobre higiene corporal para crianças, visam fortalecer a autonomia e o autocuidado nos primeiros anos de vida, incentivando a promoção da saúde e o desenvolvimento de suas atividades diárias. Essas atividades podem ser realizadas utilizando estratégias lúdicas que favorecem o aprendizado da criança de modo interativo e divertido. OBJETIVO: Relatar a realização de ação educativa sobre práticas de higiene corporal para crianças na pediatria. METODOLOGIA: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, elaborado com base nas vivências de acadêmicos de enfermagem. O local da experiência foi a brinquedoteca da clínica pediátrica de Hospital, localizado no município de Iguatu, Ceará, Brasil. A ação educativa foi realizada no mês de agosto de 2023, no turno da manhã, sendo os participantes quatro crianças na faixa etária de 3 a 11 anos, acompanhas por suas mães. Como metodologia para abordagem da temática sobre higiene corporal foi utilizada estratégia lúdica com desenhos e colagens: figuras de criança e de produtos de higiene. Além disso, utilizados alguns produtos reais: shampoo, condicionador, escova de dente, creme dental, sabonete, cotonete, perfume, tesoura e escova de unhas. A ação teve a duração de 30 minutos. RESULTADOS: Inicialmente foi feita uma dinâmica de interação utilizando uma figura de criança e colagens de figuras de produtos de higiene próximos aos locais do corpo onde devem ser usados. Posteriormente, foi o momento de exposição do conteúdo sobre as práticas de higiene corporal, sendo explicado como deve ser realizada a higienização da cabeça aos pés. Foi possível observar que a ação possibilitou o aprendizado das crianças de forma dinâmica e interativa, onde elas atuaram como protagonistas durante a atividade ao responderem perguntas realizadas e expressarem seus conhecimentos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A ação possibilitou a educação sobre higiene corporal, através de uma boa interação entre os acadêmicos e as crianças, tornando um ambiente comunicativo e acolhedor. Enfatiza-se a necessidade de valorização das ações de educação em saúde para as crianças, para que passem a compreender a importância do cuidado da saúde.