LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
Competências Gerenciais na Formação em Enfermagem Durante o Estágio Curricular Supervisionado
Relatoria:
Guilherme dos Santos Lima
Autores:
  • Larissa Alves do Prado
  • Jhuly Maria Ferreira
  • Edijane Silva da Silva
  • Monylla Gomes Ludwing
  • Kethelyn Teixeira da Silva
  • Josué Souza Gleriano
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Objetivo: analisar a percepção de estudantes do curso de graduação em enfermagem à luz do desenvolvimento das competências gerenciais na atenção hospitalar. Método: Estudo qualitativo, exploratório, em três cursos de enfermagem de uma Universidade pública do estado de Mato Grosso (CAEE 28214720.9.0000.5166). Os participantes do estudo foram estudantes que concluíram o Estágio Curricular Supervisionado I (ECS I). A coleta de dados foi realizada por meio de seis grupos focais, nos dois semestres de 2022, e o material foi analisado pela análise temática¹ organizado em duas categorias, sendo: Competências gerenciais durante o ECS II e Aprendizados percebidos. Resultados: Participaram do estudo 52 estudantes. Observa-se que as competências gerencias mais citadas pelos estudantes foram a liderança e administração e gerenciamento. Na visão dos estudantes a liderança é a competência prioritária, porém sinalizam que é difícil treiná-la nos cenários de prática. As atividades realizadas que oferecem o desenvolvimento de competências estão ligadas as rotinas gerenciais do enfermeiro, mais presentes em unidades que possuem enfermeiros que também são Responsáveis Técnicos por setores hospitalares. A supervisão foi mencionada apenas em dois cursos. Os estudantes relataram, em sua maioria pouca discussão com os os preceptores sobre as competências gerenciais, ficando no campo mais do fazer atividades que refletir sobre elas. Conclusão: O estudo possibilita observar lacunas no desenvolvimento de competências gerencias durante a graduação de enfermagem, contribuindo para estabelecer estratégias para melhoria no processo ensino-aprendizagem. Contribuições ou Implicações para a Enfermagem: É necessária reflexão dos centros formadores em enfermagem quanto a reorganização dos currículos, incluindo estratégias transversais em disciplinas com ensino que facilite o desenvolvimento de competências para uma formação com maior protagonismo do enfermeiro para gestão de serviços de saúde.