Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
Painel Integrado Sobre Gravidez Molar: Um relato de experiência
Relatoria:
Fabiana Soares Sousa Alvarenga
Autores:
- Lívia Magnólia Barbosa Araújo
- Francisco Cunha de Brito Neto
- Cinthia Maria Barbosa Lima
- Bianca Anne Mendes de Brito
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A doença trofoblástica gestacional (DTG) é caracterizada por tumores que possuem em comum, a proliferação excessiva do tecido trofoblástico, cujo marcador biológico-hormonal é a gonadotrofina coriônica humana (hCG). Objetivoo: Relatar a experiência de alunos do curso de Enfermagem ao realizar uma atividade pedagógica denominada Painel Integrado com a temática gravidez molar. Método: Trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado por discentes de um centro universitário de Teresina, Pi, a partir de uma atividade desenvolvida durante a disciplina de Enfermagem no Cuidado à Mulher e ao Neonato II, em maio de 2023. Resultados e Discussão: Inicialmente foi definida a metodologia de apresentação do Painel integrado no formato de varal de ideias e maquete. Com o varal de ideias foi possível contextualizar conceitos, tipos, dados epidemiológicos, etiologia e tratamentos existentes e com a maquete feita com massinha de modelar compreendeu-se por simulação realística como acontece a mola dentro do organismo. Além disso, houve a dramatização audiovisual, retratando um caso clínico de mola hidatiforme e as condutas do enfermeiro. A atividade possibilitou uma melhor fixação do conteúdo e maior aprendizado sobre o tema. Nesse contexto destaca-se que o uso de metodologias no ensino superior permite a prática da aprendizagem significativa que se dá por meio das experiências que são propostas pelo docente em sala de aula. Conclusão: A experiência permitiu reconhecer e aprender sobre os fatores de risco e condutas que devem ser realizadas em casos de mola hidatiforme, como também possibilitou a percepção da importância de se utilizar diferentes metodologias ativas para a aprendizagem significativa de alunos do ensino superior.