Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
A MONITORIA DE SEMIOLIOGIA E SEMIOTÉCNICA NO SUPORTE TEÓRICO-PRÁTICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Gabriel Leitão de Almeida Araújo
Autores:
- Fernanda da Silva Guedes
- Islyn Candeia de Lucena
- Bárbara Dalila dos Santos Teixeira
- Mona Lisa Lopes dos Santos Caldas
- Ana Paula Dantas da Silva Paulo
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O ambiente acadêmico da graduação é um local que configura uma gama de oportunidades com grandes experiências, e, consequentemente, bastante aprendizado. Nesse cenário, a monitoria acadêmica é um programa instituído pela Lei nº. 9.394/96, que funciona de modo a agir como um suporte teórico-prático para os discentes. Dito isso, as disciplinas de Semiologia e Semiotécnica, abordam o estudo dos sinais e sintomas de enfermidades, e preparam o discente com os conhecimentos práticos mínimos para atuar nos serviços de saúde. Assim, sendo a monitoria dessas disciplinas auxiliam no suporte às dinâmicas que montam os assuntos dessas “cadeiras”. Objetivo: Relatar o papel da monitoria de Semiologia e Semiotécnica no suporte teórico-prático aos discentes na disciplina. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência discente na monitoria das disciplinas de Semiologia e Semiotécnica, oferecidas, no curso de graduação em Enfermagem do Centro Universitário de Patos (UNIFIP) no terceiro e quarto períodos do ano de 2022. Resultados: Levando em conta que a Semiologia e a Semiotécnica são disciplinas bases do curso de bacharelado em Enfermagem, a monitoria surge como uma complementação do ensino-aprendizagem no âmbito teórico-prático. A partir dessa premissa, infere-se a importância do monitor não somente como profissional em formação, mas como pessoa, que auxilia os discentes que vivenciam a disciplina, de modo a contribuir em uma formação prática mais eficiente, onde o aluno frequenta essas monitorias afim de aprimorar seus conhecimentos teóricos e práticos que vivenciou em sala de aula. O monitor tem a atribuição de exercer seu papel no ambiente intra e extrauniversitário, além de oferecer apoio humano, com afeto e empatia, sendo fundamental para um processo de formação ativo e reflexivo, de forma a agir ativamente na formação de seus futuros colegas de profissão. Considerações Finais: A partir disso, o suporte teórico-prático oferecido pelos monitores aos monitorados constitui uma base de conhecimento e preparo sobre procedimentos importantes na rotina diária de um profissional de enfermagem, de modo a auxiliar o discente em uma formação de maior qualidade.