Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA MEDIAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: EVIDÊNCIAS DA LITERATURA
Relatoria:
Sandy Isabelly Osório de Sousa
Autores:
- Élida Fernanda Rêgo de Andrade
- Natasha de Almeida de Souza
- Marcia Helena Machado Nascimento
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: As tecnologias educacionais constituem instrumentos facilitadores de ensino-aprendizagem, fornecendo orientações sobre determinado tema e auxiliando no contexto da educação em saúde. Esses recursos possibilitam o desenvolvimento da consciência crítica do público-alvo, promovendo a autonomia frente ao processo saúde-doença. OBJETIVO: Identificar na literatura científica as tecnologias educacionais no contexto da educação em saúde. METODOLOGIA: Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL). Buscou-se na base de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “Tecnologia Educacional”, “Educação em Saúde” e “Enfermagem”, operados pelo booleano “AND”. Como critérios de inclusão, adotou-se artigo de texto completo, no idioma português e entre os anos de 2018 a 2023. Após análise, foram dispensadas teses, dissertações e estudos fora da temática abordada. RESULTADOS: Evidenciou-se que as tecnologias educacionais são um complemento na relação profissional-paciente, viabilizando o enfrentamento de problemáticas de saúde por meio de ações educativas e participativas. Verificou-se que esses recursos devem ser avaliados e validados como produto científico para integrar e respaldar a assistência, contribuindo na modificação positiva da realidade afetada. Nessa perspectiva, é necessária a adequação da linguagem de acordo com o público-alvo, a fim de assegurar a compreensão das informações. Destacou-se o profissional de enfermagem como mediador da estratégia de educação em saúde, estimulando a autonomia para desenvolver o autocuidado do indivíduo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diante disso, ressalta-se que as tecnologias educacionais contribuem para a promoção da saúde e qualidade de vida, implementando a educação em saúde que é voltada às demandas do público-alvo. Além disso, essas tecnologias fortalecem as práticas assistenciais, tendo a atuação do enfermeiro na disseminação de conhecimentos e no desenvolvimento de práticas educativas. Com isso, essa abordagem favorece a conscientização dos indivíduos, o que corrobora para prevenir e reduzir agravos, mitigar a exposição aos fatores de risco e melhorar os indicadores de saúde.