LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
Métodos Educacionais Utilizando a Língua Brasileira de Sinais no Atendimento da Atenção Primária a Saúde
Relatoria:
Eriton Veríssimo Lima Cardoso
Autores:
  • Henrique Francisco dos Santos Lopes Júnior
  • Jercy Gabriella Gomes Marinho
  • Luana Patrícia Garcia dos Santos
  • Maria Yasline Araújo Fernandes
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: O uso da (LIBRAS)Língua Brasileira de Sinais,na saúde,possibilitou avanço considerável para a inclusão do surdo nos atendimentos primários da saúde,seja nos postos de saúde ou em grandes unidades hospitalares, libras é a segunda língua oficial do Brasil Desde os primórdios da humanidade ,existe alguma comunicação não verbal,em todas as grandes nações, orientais e ocidentais. Por séculos,surdos sofreram preconceito,chamados de“demônios”,por não conseguirem proferir os ensinamentos da bíblia, incapazes,loucos,por não verbalizarem,acreditava-se,não possuirem sanidade,alma,indivíduos vazios de entendimento,pensamentos oriundos de crenças religiosas da época.Objetivo:Mostrar aos profissionais de saúde, métodos utilizando a língua brasileira de sinais,que possibilitem o atendimento na atenção primária a saúde aos pacientes com deficiência auditiva. Metodologia:Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, natureza exploratória-descritiva, tendo de base, pesquisas em bancos de dados como sciELO, LILACS,PubMed e Google Scholar, no período de 2019 a 2023,objetivando, obter evidências científicas para a pesquisa.Resultados: Tratando-se de comunicação e saúde,devemos estabelecer,adaptação da língua com sinais em libras,voltados a área da saúde.Realizar o cuidado completo,integralizado em saúde, não está apenas em ter domínio técnico da área,mas estabelecer boa comunicação com o cliente de suas queixas,manter escuta ativa,inclusive com o paciente surdo.Para fomentar o conhecimento em libras ,pode-se,adaptação,no método de construção do manual de orientação para o cuidado em saúde de Escher.Este método,trata da educação por meio de gravuras, permitindo entendimento por imagens,imaginárias ou reais,trazendo a escrita vinculada ao desenho.A utilização do(Teste de Linguagem Compreensiva)serve como método adaptado,para avaliar a o nível de domínio sobre a língua de sinais,recepção e compreensão do submetido ao teste.O IALS ( Instrumento de Avaliação da Língua de Sinais) principal método educacional, em libras.No IALS,podemos realizar o teste em ouvintes, e usar sinais que não fazem parte da libras, para melhor adaptação do aluno,sendo eficiente no objetivo.Sinais icônicos,mesmo o leigo na língua, consegue entender o significado,sendo satisfatório no processo.Considerações finais:Mediante o exposto, compreende-se, que existem técnicas e métodos visando o atendimento mais amplo na atenção primária a saúde para o individuo surdo.