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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
PORQUE NÃO OFERTAR PRÁTICAS NO HOSPITAL PSIQUIÁTRICO AOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM?
Relatoria:
SDNEI GOMES DOS SANTOS
Autores:
  • Ana Carolina Pinto da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO O ensino de Enfermagem em Saúde Mental busca o desenvolvimento de habilidades e competências em consonância com os princípios e diretrizes do SUS, da Reforma Psiquiátrica e da Política nacional de Saúde Mental a fim de construir plano terapêutico do cuidado conjunto, envolvendo individuo, família e serviço. A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) desempenha um papel significativo nesse ensino, pois permite a contextualização realista, abordagem multidisciplinar, ênfase na promoção da saúde e enfoque na desinstitucionalização. OBJETIVO O objetivo desse trabalho é relatar desafios da experiência em ser docente no campo da saúde mental no curso de graduação em enfermagem em uma instituição pública. METODOLOGIA Trata-se de relato de experiência, sem possibilidade de identificação individual, por isso não houve aplicação do termo de consentimento livre e esclarecido, nem submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa. Houve construção de diário de campo das experiências práticas e debates pós-aulas teóricas, nas quais buscava-se levantar desafios e potencialidades, entre os meses de março a julho de 2023. RESULTADOS E DISCUSSÃO A RAPS apresenta um modelo de cuidado em saúde mental baseado na comunidade e na integralidade. Introduzir estudantes de enfermagem a essa rede oferece uma compreensão mais realista e prática de como o cuidado em saúde mental é prestado. Essa rede, não se limita apenas ao tratamento de transtornos mentais, mas também enfatiza a promoção da saúde mental e a prevenção de problemas. Envolve colaboração multiprofissional para fornecer cuidado abrangente aos pacientes. Prioriza o tratamento baseado na comunidade e busca reduzir a dependência de internações hospitalares de longo prazo, permitindo que os estudantes entendam a importância da reinserção social e da reabilitação psicossocial na saúde mental. CONSIDERAÇÕES FINAIS Considera-se que esse cenário demonstra a necessidade do olhar atento ao currículo e as estratégias pedagógicas a serem utilizadas a fim de permitir ao docente conduzir o aluno no componente de forma profunda e reflexiva, contribuindo na construção de um agente transformador da prática. REFERÊNCIAS BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. PORTARIA GM/MS N. 3.088, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011. Institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília (DF). 2011.