Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
USO DE JOGO DE MITO OU VERDADE NA CONDUÇÃO DE CUIDADOS COM OS PÉS DIABÉTICOS.
Relatoria:
MELISSA BEZERRA MACHADO
Autores:
- Alessandra Lima de Carvalho Gurgel Veras
- Estefane Soares da Silva
- Mirelly Martins França Barros
- Alícia de Sousa Frota
- Ana Stella Lopes dos Santos
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O pé diabético é causado por infecções ou problemas de circulação nos membros inferiores ocasionados pela diabetes não controlada, que gera feridas que não cicatrizam e que podem ocasionar, em casos mais graves, a amputação dessa parte do corpo se não forem devidamente cuidadas. Dessa forma, são necessárias ações de educação em saúde para reforçar o autocuidado com os pés para pacientes diabéticos e prevenção de demais complicações. Objetivo: Relatar a experiência da promoção de uma educação em saúde com um jogo sobre o cuidado com os pés diabéticos. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido por seis alunas do terceiro semestre da Universidade Federal do Ceará (UFC), na disciplina de Educação em Saúde. Utilizou-se um jogo de mito ou verdade com 15 pacientes na sala de espera do ambulatório de feridas de uma unidade básica de saúde em Fortaleza-CE, no mês de junho de 2023. No primeiro momento, foi realizada uma abordagem explicativa sobre a definição, sinais e sintomas, fatores de risco e prevenção do pé diabético. No segundo momento, foram distribuídas placas de verdadeiro ou falso, as quais seriam levantadas pelos pacientes caso concordassem ou não com a afirmativa proferida pelas mediadoras da dinâmica sobre hábitos de cuidado com o pé diabético. Resultados: O jogo educativo teve a participação de 15 pessoas com diversidade de gênero, faixa etária e conhecimento prévio sobre o assunto. As respostas dos pacientes às afirmativas geraram discussões quanto às informações que eles tinham sobre cuidados com os pés diabéticos, tornando possível a validação ou correção de seus comportamentos pelas facilitadoras da educação em saúde. A ação foi extremamente proveitosa por possibilitar a aplicação da Teoria de Aprendizado Behaviorista, vista durante a disciplina, cuja base é a análise de comportamento para ensinar a saúde. Considerações finais: Portanto, o jogo educativo possibilitou a prática do ensino horizontal, no qual houve rica troca de conhecimento entre os discentes e os pacientes, possibilitando maior disseminação de saberes em cuidados com os pés diabéticos. Não obstante, essa experiência foi benéfica para os estudantes que precisam trabalhar suas habilidades em educação desde a graduação, para sua aplicação na vida profissional.