LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
USO DE TECNOLOGIAS AUDIOVISUAIS NA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Relatoria:
Cicero Mateus Sousa
Autores:
  • Andréia Lacerda de Sousa Barros
  • Alcione Feitosa de Matos
  • Larissa Ellen de Souza Oliveira
  • Dailon de Araújo Alves
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A educação em saúde, prática fundamental da enfermagem, articula saberes técnicos e ambientais, com o objetivo de alcançar todos os públicos e facilitar o entendimento a respeito do conceito de saúde. Dessa forma, essa prática deve envolver estratégias que capacitem os usuários em relação ao autocuidado. O uso de vídeos educativos é um facilitador que frequentemente se destaca por compilar diferentes meios de comunicação e abordar diversos assuntos de forma prática. Uma das estratégias para utilização dessas ferramentas é realizada pela ação da Liga Acadêmica de Enfermagem em Estomaterapia (LAENFE), durante a assistência em um serviço de saúde especializado. Objetivo: Relatar a experiência de membros da liga acadêmica e a utilização de tecnologias audiovisuais na prática de educação em saúde. Metodologia: O presente estudo trata-se de um relato de experiência com abordagem qualitativa das práticas de educação em saúde entre os meses de março a julho de 2023 no ambulatório de enfermagem em estomaterapia da Universidade Regional do Cariri-URCA. Resultados: A realização de educação em saúde pelos ligantes é efetuado durante a prática assistencial no ambulatório na sala de espera no intervalo das consultas. Nesse momento os acadêmicos utilizam como ferramenta vídeos explicativos, com embasamento científico, produzidos por estes, contendo informações relevantes sobre as especialidades da estomaterapia. Os vídeos são feitos com uma linguagem simples, a fim de facilitar o entendimento e promover a inclusão dos diferentes públicos atendidos. A prática visa estabelecer empatia e confiança junto às pessoas e esclarecer dúvidas acerca das suas comorbidades, com direcionamento voltado à prevenção do surgimento de novas doenças e aos possíveis agravos. Considerações finais: A utilização de recursos audiovisuais na prática de educação em saúde é uma importante ferramenta de ensino e aprendizagem que contempla diferentes públicos e contribui para o conhecimento de forma efetiva e confere empoderamento ao paciente nos cuidados da sua saúde. Ademais, é importante ressaltar o papel da liga acadêmica, sendo um meio essencial de proporcionar informações necessárias para o autocuidado, a partir de ferramentas educacionais, além de facilitar a comunicação entre paciente e o profissional.