Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO EM ENFERMAGEM NO SERVIÇO DE IMUNIZAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
GRAZIELE PAIVA DANTAS BATISTA
Autores:
- NAIARA DA SILVA TAVARES PEREIRA
- LEONILIA VIEIRA PRUDENCIO
- DELANIA ALVES DE LIRA CAVALCANTE
- ACACIA CRUZ DOS SANTOS
- FRANCISCO AUBER PERGENTINO VIEIRA
- JOECY ANIZIO DOS RAMOS
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A educação permanente é uma ferramenta de promoção a saúde voltada a capacitação e qualificação profissional de maneira continua. Salci, et.al(2013) traz que a educação em saúde não pode ser reduzida apenas às atividades práticas que se restrinjam a transmitir informação em saúde, mas em construir o saber conjunto e aplica-lo no territorio, objetivando atingir as metas descritas por cada setor. A estrátegia de gestão voltada a capacitação dos profissionais principalmente da área da saúde é de grande valia, visto que lidam com vidas todos os dias. O serviço de imunização é um setor disposto na Atenção Primária de Saúde, normalmente com sala de vacina localizada dentro de uma Unidade de Saúde da Família, onde todos os imunobiológicos são armazenados e dispensados com aplicação na comunidade. Em média são 15 imunobiológicos disponiveis na sala de vacina, fora os que são realizados em campanhas pontuais, assim são 15 esquemas vacinais diferentes que precisam de conhecimento e atenção. Com a aplicabilidade das capacitações os erros de vacinação, falha técnica e e redução de danos a saúde do paciente são reduzidos. O objetivo do estudo é relatar uma experiencia exitosa no fortalecimento das ações de educação permanente em municipio do interior da Paraíba. Dentro da dinamica trabalhada no municipio foram realizados grupos de estudo com rodas de conversa e cirandas de palestras, oficinas e cursos dispostos pela Secretária Municipal de Saúde, juntamente com a Prefeitura Municipal de coordenação dos serviços de enfermagem. Dentro do ano de 2022 foram realizados cerca de 8 (oito) encontros com a equipe, para planejamento, diagnostico situacional das principais duvidas a respeito do tema e levantamento de estrategias para demanda apresentada, foram trabalhadas oficinas de calendario vacinal, reações esperadas e adversas graves, conduta frente as orientações pré e pós vacina aos familiares, orientações de normas e rotinas da rede de frios na Unidade de Saúde, Plano de contingencia municipal e estadual. Observou-se grande envolvimento da equipe de enfermagem, com maior autonomia para vacinação e participação nos eventos de dia “D”, assim como a redução de erros e maior organização do fluxo, facilitando a gestão do serviço promovendo um cuidado e atenção de qualidade a todos os usuários.