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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
CONSTRUÇÃO DE CENÁRIO PARA SIMULAÇÃO REALÍSTICA EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Ana Beatriz Frota Lima Rodrigues
Autores:
  • Francisco Mayron Morais Soares
  • Gleicielly Maria Silva Sousa
  • Rodrigo da Silva Nunes
  • Maria Ivaneide Teixeira dos Santos
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A simulação realística é uma estratégia de ensino ativa, que permite recriar uma situação real em ambiente controlado com diferentes graus de realismo, na qual os discentes agregam prática a teoria de modo seguro, permitindo erros sem danos ao paciente e a ele próprio. É uma estratégia promissora no ensino da enfermagem, pois favorece a troca de conhecimentos entre aluno e orientador de forma mais ativa, dinâmica e interativa, desenvolvendo as capacidades cognitivas e estimulando seu senso crítico. OBJETIVO: Descrever a construção de um cenário de simulação realística em saúde. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo metodológico, na modalidade desenvolvimento de tecnologia educativa, a partir da construção de cenário simulado acerca da reação transfusional, foram utilizados como base informações o Manual Técnico de Hemovigilância - Investigação Das Reações Transfusionais Imediatas E Tardias Não Infecciosas, da ANVISA, e artigos da INACSL que estabelece os padrões de melhores práticas de simulação de saúde. RESULTADOS: O referido cenário propôs o atendimento de um paciente adulto, apresentando reações adversas após administração da bolsa de sangue, para o desenvolvimento foram necessários dois atores e cinco participantes com seus respectivos papeis, além de simuladores de média fidelidade, o ambiente representado foi um leito no setor de emergência. Foram dispostas no roteiro as informações referentes aos parâmetros fisiológicos iniciais e instruções para o operador, responsável por alterá-los na medida em que o cenário se desenvolve. Institui-se como objetivo de aprendizagem para a simulação que o estudante fosse capaz de realizar avaliação de sinais vitais antes e após administração da bolsa de sangue, adquirir as habilidades técnicas no manejo do paciente em reação transfusional e identificar os sinais e sintomas da reação transfusional. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Evidencia-se a relevância da implementação de metodologias ativas que favoreçam a qualificação para o uso da simulação como estratégia de ensino, ressaltando a utilização de cenários previamente elaborados, validados e testados, pois contribuem para o êxito da simulação enquanto estratégia de ensino, ampliando sua adesão.