Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
O RACIOCÍNIO CLÍNICO DOS ENFERMEIROS NOS DIFERENTES CENÁRIOS DE CUIDADO DA ATENÇÃO BÁSICA
Relatoria:
Juliana Morais de Albuquerque Angelo
Autores:
- Bruna Luíza da Silva
- Solania Barbosa de Brito Soares da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: Considerando o potencial das tecnologias educacionais, é possível transformá-las em ferramentas para aprimorar o raciocínio clínico diagnóstico. Assim, pode se dispor de estratégias inovadoras para desenvolver uma prática baseada em evidências, visando formar enfermeiros altamente qualificados, para a melhoria da qualidade da atenção à saúde da população. Objetivos: Compreender como a tecnologia pode contribuir para o raciocínio clínico dos enfermeiros, visando a melhoria do cuidado nos diferentes cenários da atenção básica. Método: Será realizada uma revisão descritiva, qualitativa, do tipo revisão integrativa da literatura. A revisão se caracteriza como uma metodologia que visa reunir uma compreensão mais abrangente sobre a temática proposta. Esse tipo de revisão permite concordância para diversas metodologias, tendo potencial de desenvolver um papel importante na prática base da evidência na Enfermagem Resultado e Discussões :Tanto a experiência clínica quanto o julgamento colaboram na tomada de decisões, enquanto o raciocínio crítico intervém as etapas do processo diagnóstico de estratégias. Dessa forma, percebe se que nesse ciclo de atividades é necessário ter várias habilidades de pensamento crítico para compreender a complexidade das respostas humanas diante de problemas de saúde ou situação de vida . Considerações Finais :Identifica se o desempenho positivo do uso das Tecnologias de Informação como ferramenta utilizada pelos enfermeiros no raciocínio crítico e na educação permanente, grande praticidade e maior acessibilidade aos mais variados temas abordados nesses processos de aprendizagem.