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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
RELATO DE EXPERIÊNCIA: USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO APRENDIZAGEM.
Relatoria:
Suellen da Silva Ribeiro
Autores:
  • Denise Barbosa Santos
  • Iara Regina Silva Pinto
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Todo discente tem o dever de consolidar bem os conhecimentos básicos adquiridos na trajetória do profissional da saúde para garantir o bom desempenho acadêmico nas disciplinas específicas. Logo, o conceito de aprender fazendo, baseia-se na produção do conhecimento através da ação reflexão-ação, reafirmando a premissa de que o processo de ensino e de aprendizagem precisa estar vinculado ao contexto prático presente ao longo de toda a carreira do estudante. A metodologia ativa é apontada como fundamental no curso de enfermagem, visto que é recomendada pelo Ministério da Educação, como estratégia para o desenvolvimento de habilidades e competências primordiais para o profissional de enfermagem. OBJETIVO: Relatar a experiência dos discentes no uso de metodologias ativas no ensino aprendizagem na disciplina de Fisiologia humana. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo baseado na modalidade relato de experiência. Foi realizado pelos discentes do curso de Bacharelado em Enfermagem nos laboratórios da Universidade Federal do Piauí, Campus Amílcar Ferreira Sobral, durante as práticas em laboratório da disciplina de Fisiologia Humana no mês outubro de 2019. Utilizou-se de metodologia ativa com uso de massa de modelar para representar as células sanguíneas. RESULTADOS: O uso de metodologias ativas em sala de aula proporciona a redução da individualidade entre discentes, garantindo maior interação, e auxilia na associação entre os conteúdos ministrados e a realidade.Com intuito de potencializar a aprendizagem através da prática alternativa, cada integrante do grupo utilizou massa de modelar de diferentes cores, baseadas em imagens pesquisadas com riquezas de detalhes para uma representação realista, utilizando sua criatividade para personificar as seguintes células sanguíneas: os leucócitos Cada discente ficou responsável por uma célula especifica, a utilização do material permitiu demonstrar as especificidades de cada uma., permitindo um processo maior de autonomia. Por fim, as produções obtidas no final da prática foram fixadas e identificadas em uma folha de papel sem pauta A4. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A aplicação da metodologia propiciou um envolvimento de todos alunos na prática e o interesse na realização da mesma. Ademais, com esta experiência foi plausível aprofundar ainda mais o conhecimento obtido nas aulas teóricas através prática.