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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
IMPLANTAÇÃO DO PROJETO LEAN NAS EMERGÊNCIAS EM UMA MATERNIDADE DA REDE EBSERH-RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Relatoria:
LEIDIANA BRAGA RODRIGUES
Autores:
  • Clécia Reijane Lucas de Oliveira Boecker
  • Deisy Rejane Barbosa Bezerra
  • Fabiane Silva Lopes
  • Maria Artunilda Bezerra Pinho
  • Polyana Carina Viana da Silva
  • Vanessa Maria Oliveira Viana
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A Maternidade integrou o grupo de hospitais selecionados para participar do Projeto Lean nas Emergências. O Lean nas Emergências é um Projeto do Ministério da Saúde executado de forma colaborativa pelos hospitais Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP), Moinhos de Vento (HMV) e Sírio-Libanês (HSL), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) com o objetivo de reduzir à superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil. Objetivo: relatar sobre a experiência da implantação do Projeto Leans Emergência em uma maternidade. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, desenvolvido em maternidade pública, durante o período de julho a novembro de 2022. Desenvolvimento: A implantação do projeto na Maternidade foi iniciada com a elaboração do Diagnóstico de Desempenho Operacional (DDO) da instituição, os dados apresentado apontaram indicadores que permitiram conhecer fragilidades e potencialidades do fluxo do paciente no serviço de emergência. Embasados nos dados apresentados no DDO, uma dupla de consultores realizou visitas quinzenais durante cinco meses apresentando a Metodologia Lean para os colaboradores da instituição,. Durante as consultorias a equipe de profissionais da MEAC teve a oportunidade de conhecer e implantar ferramentas, como: metodologia 5S, mapa de fluxo de valor, métodos para solução de problemas, kanban, gestão de leitos, governança clínica, estratégias de fluxo, dentre outras, diversos gargalos foram problematizados o que possibilitou a elaboração do plano de ação para MEAC.O plano de ação foi desenvolvido considerando a oportunidade de melhoria identificada através do mapeamento dos processos de trabalho. Resultados: Implantação de 100% das oportunidades de melhorias identificadas no plano de ação, redução de 63% do indicador de superlotação (NEDOCS), redução de 11,5% do tempo de passagem do paciente que recebe alta do serviço de emergência, redução de 42,2% do tempo de passagem do paciente desde o atendimento até a chegada dele no leito, redução de 22,5% do fator de utilização, redução de 2,4% do tempo de permanência, aumento de 140% na agregação de valor para o paciente vertical e aumento de 439% na agregação de valor para o paciente horizontal. Conclusão: Foi possível evidenciar que o projeto atendeu com a excelência a premissa do controle do desperdício e a implantação de melhorias nos processos de trabalho.