LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
ANSIEDADE EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: REVISÃO DE LITERATURA
Relatoria:
Yorranna de Sousa Nogueira
Autores:
  • Ramonna de Sousa Nogueira
  • Maria Angelica dos Santos Alves
  • Izabele Viana Nogueira
  • Luis Phelype Ribeiro Franco
  • Isaura Danielli Borges de Sousa
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: A ansiedade refere-se a um transtorno psicológico, evidenciado por sintomas físicos e psíquicos. É uma doença caracterizada por sentimentos desagradáveis de medo, preocupações excessivas, tensão e desconforto gerado pela precipitação de algo não conhecido. Nesse contexto, os universitários possuem uma maior predisposição para desenvolver a ansiedade, devido o campo acadêmico ser um local de grande competividade. Com isso, há uma dificuldade em equilibrar a vida social e vida acadêmica. Objetivo: Identificar os fatores associados à ansiedade em estudantes universitários. Metodologia: Revisão de literatura, realizada no mês de agosto de 2023. A busca foi realizada nas bases de dados LILACS e SciELO, utilizando-se os descritores “transtorno de ansiedade”, “ansiedade” e “estudante”. Na busca obtiveram-se 15 artigos, destes, 10 foram selecionados para o estudo, pois atendiam às questões norteadoras da pesquisa: “O que é ansiedade?” “O que leva os estudantes universitários a desenvolver ansiedade?”. Resultados e discussão: Foram identificados alguns fatores predisponentes para a ansiedade, como: ambiente desgastante, medo excessivo de cursar disciplinas pela segunda vez, preocupação com o cometimento de erros, afastamento da sua rede de apoio, ausência de rotina adequada para atividades sociais e prática de exercício físico. Com isso, é importante a percepção prévia relacionada ao estado de saúde mental dos estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade. Considerações finais: Desse modo, mediante as informações expostas, constata-se que o objetivo do estudo foi alcançado, possibilitando a compreensão dos fatores que podem contribuir para o aparecimento da ansiedade no contexto universitário. É necessário que sobrevenha a identificação das variáveis relacionadas à ansiedade em ambiente universitário, para que mediante isso, haja a compreensão dessa relação entre ansiedade e vida acadêmica e implementação de intervenções com educação e saúde no ambiente acadêmico, a fim de promover qualidade de vida aos discentes.