Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO DO DISCENTE MONITOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Nathália Vale de Holanda Araújo
Autores:
- Ana Yasmim Gomes de Lima
- Maria Fernanda Bandeira da Silva
- Maria Larisse Ribeiro da Silva
- Maria Gabriela Martins Lopes
- Maria Luiza Honorato Leite
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A monitoria acadêmica consiste em atividades de ensino que são desenvolvidas pelo monitor a fim de aproximá-lo da prática da docência, também sendo uma excelente oportunidade de revisar conteúdos já vistos sob a orientação dos professores, além de auxiliar outros estudantes ao longo de seu aprendizado, sendo compreendida como um instrumento para melhoria do ensino através do estabelecimento de novas práticas e experiências que visam fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos e saberes. Objetivos: Relatar a experiência da monitoria na perspectiva do discente-monitor da disciplina Semiologia e Semiotécnica I, do curso de graduação em enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência do discente monitor na disciplina de Semiologia e Semiotécnica I, que é ofertada aos alunos do 4° período de enfermagem. Tal experiência ocorreu no período de Setembro de 2022 a Fevereiro de 2023 e de Março de 2023 a Junho de 2023, correspondendo respectivamente aos semestres 2022.1 e 2022.2. Resultados: Durante a vivência na monitoria foram realizadas atividades ambientadas no laboratório de habilidades, por tratar-se de uma disciplina bastante complexa onde requer prática para melhor desenvoltura. O discente monitor requer a capacidade e o dom de desempenhar ações que facilitem o aprendizado dos alunos, sendo assim, é necessário que esteja atualizado e bem instruído, aperfeiçoando a metodologia aplicada. Com o exercício da monitoria, o monitor media e agrega seus conhecimentos à disciplina, além de auxiliar o desenvolvimento dos alunos, também expande seu intelecto, dessa forma, enriquecendo seu currículo para um futuro no ramo da docência acadêmica, tornando essa experiência um diferencial. Considerações Finais: A monitoria é entendida como uma ferramenta que une o discente-monitor, aluno, professor e a disciplina, tornando-se um facilitador para o melhor entendimento da disciplina e ampliação de suas competências individuais.