LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
CAPACITAÇÃO SOBRE EMERGÊNCIAS CARDIOVASCULARES PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Ana Clara de Brito Gomes
Autores:
  • Ana Alice da Silva Pereira
  • Ana Beatriz Nascimento da Silva
  • Géssyca Vitória Albuquerque de Queiroz
  • Yara Maria Nascimento de Moura
  • Jênifa Cavalcante dos Santos Santiago
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Emergências cardiovasculares como a parada cardiorrespiratória (PCR), obstrução das vias aéreas por corpo estranho (OVACE) e hemorragias acontecem com frequência e estão relacionadas diretamente com as altas taxas de morte. Diante da importância de estar preparado para atender uma emergência cardiovascular, os ligantes da Liga de Enfermagem Cardiovascular da Universidade Federal do Ceará realizaram simulações práticas com os alunos do ensino médio do Colégio Militar dos Bombeiros com o fito de garantir o aprimoramento da técnica para oferecer à uma possível vítima a minimização de sequelas, como as alterações neurológicas, e evitar, principalmente, o óbito. OBJETIVOS: Descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem na capacitação de estudantes do ensino médio de uma escola militar acerca da conduta diante de emergências cardiovasculares. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido por membros da LECV durante o mês de outubro de 2022 com conteúdo teórico, estudos de caso e prática simulada. RESULTADOS: O ensino prático de emergências cardiovasculares permitiu que os alunos desenvolvessem conhecimentos fundamentais sobre como agir diante de situações de emergência que envolvem problemas cardíacos, como a parada cardiorrespiratória, o engasgo e situação de sangramento, bem como a confiança para aplicá-los em situações de emergências. Ao absorverem tais conhecimentos e habilidades, eles não só aumentam seu potencial de confiança como também a sensibilização sobre a importância dos primeiros socorros. CONCLUSÃO: Conclui-se que a atividade desenvolvida contribuiu para o potencial criativo dos facilitadores e proporcionou ao público alvo a aquisição de conhecimento teórico prático sobre os temas abordados.