Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
A INSERÇÃO DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO EM PRIMEIROS SOCORROS NO AMBIENTE ESCOLAR
Relatoria:
Brenda Lais de Oliveira Lima
Autores:
- Geovania Calixto de Mello
- Jônata da Silva Juvêncio
- Eduardo Alves Cesar
- Laurita da Silva Cartaxo
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: As capacitações em primeiros socorros nas escolas habilitam alunos a agir em situações de emergência, prestando ajuda imediata enquanto aguarda a assistência especializada. Ao introduzir essa temática, os discentes se tornam capazes de agir em situações emergenciais como engasgo, convulsões, síncopes, entre outros. Uma vez que, foram utilizadas estratégias lúdicas e eficazes para garantir o aprendizado. Objetivos: Relatar a contribuição do ensino-aprendizagem em primeiros socorros nas escolas. Metodologia: Refere-se a um estudo de caráter descritivo, na modalidade relato de experiência sobre a vivência dos discentes do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande – CFP/UFCG, como parte do projeto de extensão intitulado "Primeiros Socorros na Escola: aplicando a Lei Lucas e estratégias de capacitações na Educação de Jovens e Adultos". O projeto foi executado no período de junho a dezembro de 2022 e estava vinculado ao Programa de Bolsas de Extensão da Universidade Federal de Campina Grande – PROBEX/UFCG. O público-alvo foram estudantes matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em três instituições da secretaria de educação da cidade de Cajazeiras - PB. Foram realizados encontros presenciais de extensionistas e rodízio com grupos, por meio de agendamento e autorização do diretor da escola, conforme o cronograma da instituição. Resultados: A capacitação teve um impacto significativo, tendo em vista o pouco conhecimento do público alvo referente ao tema no início da vigência e sua evolução durante as aulas. As atividades foram separadas em dois momentos, o primeiro foi a realização de aulas teórico/práticas para os extensionistas acerca dos conteúdos programados para serem ministrados nas escolas. O segundo, foi o início das atividades propostas, visando a participação dos discentes em relatar experiências vivenciadas e participação nas aulas práticas. Além disso, foi utilizado das mídias sociais (Instagram) para atingir um maior público e mantê-los informados. Conclusão: Diante do exposto, pode-se afirmar que o ensino de conceitos básicos em primeiros socorros é crucial no ambiente escolar. Portanto, as ações educativas demonstram contribuições positivas, sendo necessário para grade curricular de discentes e docentes como forma de prevenção e educação em saúde. Além disso, pessoas com pouco conhecimento podem ampliar seu saber e contribuir na disseminação de informações.