LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO AMBIENTE HOSPITALAR EM PRÁTICAS CURRICULARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Naomy Vitória Silva Vieira
Autores:
  • Maria Eduarda de Souza Tiotonho
  • Hamilton Leandro Pinto de Andrade
  • Maria Victoria Alves Ribeiro Sousa
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Nos contextos hospitalares, a educação em saúde surge como uma ação que possibilita ao paciente e seus familiares a compreensão da importância do processo de cuidados, pois ao conhecer os fatores de risco e medidas preventivas, as pessoas podem desenvolver um senso crítico e adotar comportamentos que reduzem a chance de desenvolver doenças. Nesse sentido, a realização deste estudo foi motivada pela experiência com o cuidado ao paciente durante práticas hospitalares realizadas em um hospital público do município, no qual o discente tem um contato maior com o paciente, podendo agregar no processo de educação em saúde através de orientações que possam promover o seu bem estar. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão durante práticas hospitalares em um hospital público do município. MÉTODO: Estudo qualitativo do tipo relato de experiência, desenvolvido a partir de vivências de discentes de graduação em enfermagem durante as práticas do componente curricular de Semiologia da Universidade Federal do Maranhão. O cenário da prática hospitalar foi o Hospital Municipal de Imperatriz (HMI). Durante as práticas, as alunas foram orientadas a realizarem alguns procedimentos nos pacientes, tais como Anamnese, Exame físico, além dos Sinais Vitais. A partir das anotações dos procedimentos realizados e do acompanhamento do docente, as orientações eram repassadas ao paciente e seu acompanhante, garantindo a qualidade do processo de educação em saúde. RESULTADOS: Durante a prática hospitalar, com o auxílio do docente, foi possível estabelecer aproximação com o paciente e seu acompanhante, através das avaliações realizadas. Nesse sentido, a educação em saúde foi colocada em prática a partir das orientações passadas, estas que iriam desde cuidados com a alimentação a cuidados mais complexos. Com isso, percebeu-se o entusiasmo dos pacientes/familiares em participar do seu processo de saúde e na demonstração em ter adesão com as informações repassadas. Por fim, notou-se receptividade positiva nessa abordagem educativa, principalmente pelo paciente em poder participar ativamente de sua recuperação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A educação em saúde é importante dentro do âmbito hospitalar, pois permite a participação dos pacientes e seus acompanhantes no processo de promoção de saúde para além do hospital, promovendo melhor adesão aos tratamentos e orientações.