Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO EXTRACURRICULAR NO SAMU PARA A FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
Relatoria:
Jéssica Nayara da Silva Prado
Autores:
- Jaine Kareny da Silva Alves
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi criado no ano de 2003 no Brasil e está presente em 2.538 municípios, nos quais atende mais de 137 milhões de pessoas. A intervenção precoce deste serviço, com profissionais habilitados podem garantir maior sobrevida às vítimas. Para tanto, é necessário investir na qualificação profissional desde a graduação, por meio da oferta regular de disciplinas específicas ou por estágios extracurriculares. OBJETIVO: Descrever a vivência de acadêmicos do curso de Enfermagem durante um estágio extracurricular voluntário realizado no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo qualitativo do tipo relato de experiência, que visa relatar a experiência de acadêmicos inseridos em um contexto de urgência e emergência, oportunizado pela parceria da Liga Acadêmica Interdisciplinar de Traumas e Emergências (LAITE) com o SAMU de uma cidade no interior baiano, durante 20 plantões diurnos/noturnos de 04 horas. RESULTADOS: Durante o período de estágio extracurricular, os ligantes participaram do atendimento às vítimas em situações clínicas e traumáticas, seguindo os protocolos assistenciais do serviço e realizando procedimentos técnicos sob a supervisão de um profissional de saúde da unidade. Nesta oportunidade, os acadêmicos conheceram a rotina e dinâmica do serviço, assim como puderam desenvolver e melhorar habilidades inerentes a este cenário do cuidado, a exemplo da agilidade e foco assistencial, disciplina de estudos, liderança da equipe, dentre outras. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Evidencia-se a importância dos estágios extracurriculares no processo formativo durante a graduação do curso de Enfermagem, sobretudo em ambientes como o SAMU, que requerem habilidades e uma postura específica dos acadêmicos, contribuindo para seu crescimento pessoal e profissional. Ademais, tais espaços favorecem o desenvolvimento de habilidades técnicas e a associação do conteúdo teórico, obtido no ambiente universitário, com a prática clínica visualizada na unidade de estágio extracurricular.