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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
ORIENTAÇÃO À UNIVERSITÁRIOS PARA CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Pedro Lucas Ferreira Mota
Autores:
  • Alice Guedes Alexandre Bezerra
  • Marcos Ryan Loiola Lima
  • Lucas Dias Soares Machado
  • Naanda Kaanna Matos de Souza
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O pensamento crítico é fulcral para as atividades de enfermagem, sobretudo, quando fundamentado na pesquisa cientifica. Nesse sentido, a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica é integrada ao currículo da graduação de enfermagem na perspectiva de propiciar ao acadêmico as habilidades, conhecimentos e atitudes para a construção e utilização do conhecimento científico. Sob essa perspectiva, as atividades de monitoria surgem como um mecanismo de aproximação, aprofundamento, espaço para reflexão e assistência às vulnerabilidades acadêmicas do indivíduo, de modo a oportunizar a aprendizagem. Objetivo: relatar as experiências oriundas de uma atividade de monitoria acadêmica voltada à construção de um projeto de pesquisa em enfermagem. Método: estudo descritivo, do tipo relato de experiência, fundamentado nas proposições das disciplinas Metodologia da Pesquisa Científica, operacionalizado em uma instituição de ensino superior de Iguatu, Ceará, conduzida por dois monitores e um docente, com 44 discentes da graduação em enfermagem, durante maio de 2023. O desenvolvimento se deu em dois momentos: 1) discussão prévia com o docente responsável pela disciplina para identificar e traçar um plano de estratégias frente às fragilidades da turma; e 2) implementação prática por meio do compartilhamento de discussão sobre aspectos gerais para a construção da pesquisa, estruturação de uma equação de busca, sua aplicação prática na Biblioteca Virtual de Saúde e formatação básica segundo as normativas da instituição. Para fins organizativos, foram organizadas consultorias em dupla com duração média de dez minutos. Resultados: Mediante a realização da monitoria percebeu-se que os discentes apresentavam fragilidades quanto aos aspectos básicos para elaboração do projeto de pesquisa em saúde. Assim, através da mediação do conhecimento aos acadêmicos, foi possível a consolidação dos conhecimentos prévios oriundos das aulas habituais da disciplina, bem como a realização de um diagnóstico de fragilidades da turma para a formulação de novos momentos discursivos. Considerações finais: a condução da assessoria à construção dos projetos de pesquisa oportunizou aos monitores aperfeiçoar competências como planejamento, comunicação, liderança e pesquisa em enfermagem, assim como possibilitou aos discentes a associação entre a teoria e a prática, sanando dúvidas, aprofundando o conhecimento, contribuindo para a práxis da pesquisa em enfermagem e desenvolvimento do pensamento crítico.