Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
A INICIAÇÃO CIENTÍFICA COMO EXPERIÊNCIA CONSTRUTIVA DURANTE A FORMAÇÃO ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Emilia Gabrielle Costa Araújo Macedo
Autores:
- Deisy Wéliny Lucena dos Santos
- Érica Barros Luciano
- Sulena Thayná Lucena Farias
- Célida Juliana de Oliveira
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
No cenário brasileiro, é marcante a discussão sobre a inclusão de conteúdos, disciplinas e estratégias que estimulem a pesquisa nas universidades. Assim, o contato do estudante com a pesquisa, além de incorporar novos conhecimentos à profissão, também qualifica o processo educativo. Na área da Enfermagem, a pesquisa é uma prática cada vez mais comum em diferentes cenários e níveis. A inserção de alunos em programas institucionais de iniciação científica possibilita diversas vivências que nem sempre são oportunizadas nas disciplinas da graduação. Dentre estas experiências destaca-se a possibilidade de acompanhar a produção e a tramitação de um projeto de pesquisa além de agregar o conhecimento da academia com a prática de enfermagem, em que o aluno passa a desenvolver um senso crítico sobre essa realidade. Objetiva-se descrever a experiência de uma acadêmica do curso de graduação em Enfermagem como bolsista no programa institucional de iniciação científica. Trata-se de um relato de experiência realizado no contexto do desenvolvimento do programa de bolsas da Universidade Regional do Cariri. A pesquisa tratava do mapeamento dos fatores de risco em estudantes do ensino médio e foi desenvolvida no ano de 2022. A participação nesse projeto possibilitou a inserção da acadêmica no Grupo de Pesquisa em Saúde Cardiovascular (GPESCC), contribuindo para que fossem aprofundados seus conhecimentos acerca da cardiologia e da produção científicas. Semanalmente ocorriam reuniões presenciais com o objetivo de conferir as atividades realizadas e planejar estratégias para alcanças as demais metas. A coleta de dados também foi um fator ímpar no desenvolvimento de estratégias e valores para uma maior adesão dos participantes, fazendo o uso de instrumentos com perguntas relacionadas aos hábitos de vida, o que conferiu aos bolsistas a capacidade de realizar entrevistas e exame físico com os participantes. Vale destacar a contribuição da submissão de trabalhos em eventos científicos para construção de conhecimento na área de atuação e evolução cientifica, a partir da construção dos resumos e confecção dos trabalhos a serem apresentados. A experiência vivenciada pela acadêmica de enfermagem revelou a importância da iniciação científica para o desempenho acadêmico em relação à dedicação, responsabilidade, criatividade e conhecimentos adquiridos, além da valorização da motivação, determinação e resiliência, o que agregará muito à vida profissional a inserção desses valores.