Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
USO DA ESCALA ZARIT NA EXPERIÊNCIA DE ENFERMEIRAS DO MODELO BUURTZORG, BRASIL
Relatoria:
LARISSA SIBELLE DE OLIVEIRA FERREIRA
Autores:
- Jessica Andreza Guimarães Costa
- Helciane Guidice Fraga
- Ofenisia Silva Santos
- Iohana Cristina Salla Andrade
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO
A percepção de sobrecarga relatada por cuidadores de idosos com resultados negativos no contexto do cuidado ao idoso e prejuízos à própria saúde do cuidador. Assim, cuidar de idosos, expõe pessoas de qualquer idade à possibilidade de adoecimento, também e quando esse cuidador é igualmente idoso, pode configurar um cenário peculiar. No modelo de saúde Buurtzorg, Brasil, as enfermeiras, de forma exclusiva e autônoma, gerenciam os cuidados dos idosos, utilizando escalas, como a Escala de Sobrecarga de Zarit, tem como objetivo avaliar o impacto percebido do cuidar sobre à saúde física e emocional do cuidador.
OBJETIVO
Relatar a experiência do time de enfermeiras que atuam no modelo Buurtzorg, Brasil, no uso da Escala de Zarit.
MÉTODO
Relato de experiência desenvolvido pelo time de enfermeiras que atuam no modelo Buurtzorg, Brasil. Este modelo está inserido na Empresa Laços Saúde especializada em cuidados domiciliares, tem caráter inovador, é inspirado no modelo holandês e está presente no Brasil desde 2020. Trata-se da experiência do time de Sergipe, com sete enfermeiras atuantes na assistência domiciliar ao idoso, com período de experiência de abril de 2022 a junho de 2023, sendo um total de 184 pacientes com idade de 60 a 102 anos vinculados a duas operadoras de saúde.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
A experiência junto aos cuidadores dos idosos assistidos pelo modelo Buurtzorg, Brasil, indica que a maioria deles são familiares, tendo uma parte terceirizados, ou seja, rede de apoio informal, cuidadores sem formação onde regem o cuidado, poucos com idade acima de 60 anos. A maioria destes cuidadores, abdicam das suas atividades para cuidar exclusivamente deste idoso, enfatizando que há desgaste por conta da rotina, mas que não se sobrecarrega. Mediante a isto, capacitamos e promovemos orientações sobre cuidados com a sua saúde, boas práticas e encorajamento. Vale ressaltar que há periodicidade na aplicação da Escala de Zarit.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Entretanto, foi verificado que há desgaste físico e emocional do cuidador, mas que não completa a sobrecarga.