Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM EM COMUNIDADE RURAL DO INTERIOR DA BAHIA
Relatoria:
RAFAELA BRAGA PEREIRA VELOSO
Autores:
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A formação dos profissionais de saúde é inerente ao processo de consolidação da atenção à saúde no país. Diante disso, são criadas várias estratégias e políticas com vistas a adequar a formação e qualificação dos trabalhadores de saúde às necessidades de saúde da população e ao desenvolvimento do Sistema Único de Saúde. O processo de formação em saúde abarca uma proposta educativa que envolve saberes técnicos, científicos, competências, troca de experiências e relações humanas no cotidiano de trabalho. Nessa perspectiva, a docente resolveu relatar a realização de atividade que combina conhecimentos teóricos e práticos,
em um componente curricular em Instituição de Ensino Superior da Bahia. Objetivo: Relatar a experiência da docente do componente curricular Estágio Supervisionado I do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana em unidade de saúde da família da zona rural de município em interior da Bahia no período de fevereiro a junho de 2023. As metodologias ativas de aprendizagem estão alicerçadas em um princípio teórico significativo: a autonomia. A educação contemporânea pressupõe um estudante capaz de autogerenciar processo de formação, regulando-o. Acredita-se que educador e o educando são sujeitos do processo educativo, ambos crescem juntos nessa convivência. Metodologia: A abordagem utilizada foi a aplicação de estudos de caso, situações problemas sobre temas vivenciados na unidade de saúde na Atenção Básica, questionários sobre os conteúdos trabalhados em bloco teórico e em prática de estágio. Resultados: Com o protagonismo das estudantes no processo foi possível avaliar a evolução no estágio de modo a unir teoria e prática. Essas atividades contribuíram para um melhor desempenho na unidade. Além disso, as estudantes produziram trabalhos para apresentação em congressos, atividades de educação permanente com os trabalhadores da equipe de saúde e também atividades de educação em saúde para os estudantes e professores na escola pública do município. Considerações: Com a inclusão de metodologias ativas de ensino no processo de vivências do estágio foi possível despertar nas estudantes maior interesse nos estudos e também a implementação de novas estratégias educativas na atenção primária à saúde.