Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
A MONITORIA DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO QUALIFICADO PARA DISCENTES DE ENFERMAGEM
Relatoria:
Emile Rocha da Silva Paiva
Autores:
- Mirelly Thayane Filgueira da Silva
- Lívia Natany Sousa Morais
- Cíntia Mikaelle Cunha de Santiago Nogueira
- Erica Louise de Souza Fernandes Bezerra
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A monitoria é uma atividade acadêmica que visa auxiliar os alunos na compreensão do conteúdo estudado em determinada disciplina ao mediar a relação entre discentes e docentes, orientar os alunos em casos de dúvidas e oferecer sugestões de estudo. O aluno pode ter uma compreensão mais clara do conteúdo, obter melhores desempenhos acadêmicos e aprimorar suas habilidades de estudo e de aprendizado. Para a formação do enfermeiro, tal vivência permite ao discente explorar a docência e potencializar sua assistência com o desenvolvimento de uma visão mais ampliada. Objetivo: Relatar a importância da execução da atividade de monitoria como estratégia de ensino qualificado de Semiologia e Semiotécnica para discentes de enfermagem. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência acerca de atividades de monitoria desenvolvidas no laboratório de ensino de uma faculdade de Enfermagem no estado do Rio Grande do Norte, durante o período de novembro/2022 a agosto/2023. Resultados: Sob orientação de professores da graduação de Enfermagem foram realizadas aulas práticas, construção de Procedimentos Operacionais Padrão, simulados com questões para o aprofundamento dos conteúdos e discussão de estudos de casos. Estas ações foram desenvolvidas em encontros semanais, com duração de 1h30min, a partir de planejamento e articulação prévia de 03 monitoras, acadêmicas de enfermagem, as quais utilizaram recursos didáticos tais como manequins de simulação e metodologias ativas. Foi realizada a articulação teórico-prática na graduação, tendo como princípio a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Com a realização da monitoria houve melhoria do desempenho acadêmico dos discentes nos componentes curriculares Semiologia e Semiotécnica I e II, estímulo do interesse pela docência por parte das discentes monitoras e contribuição para melhoria da qualidade do ensino de graduação (tendo o monitor como um apoio pedagógico). Considerações finais: A execução das monitorias permitiu às alunas uma nova experiência de crescimento e desenvolvimento de capacidades que excedem os limites do Projeto Pedagógico de Curso. As elaborações e planejamentos das aulas, interação com discentes de semestres diferentes, troca de pontos positivos e negativos na captação dos assuntos aprendidos, aprimoramento da oralidade, fixação dos conteúdos, foram importantes para uma aproximação com a prática da docência.