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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE COM FOCO NO PRÉ-NATAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Maria Diocléia da Costa Rezzuto
Autores:
  • Edinilza Ribeiro dos Santos
  • Erica Patrícia S. de Castro
  • Simone Alves da Silva
  • Lihsieh Marrero
  • Irineu de Souza Laranjeira
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução. A Promoção da Saúde é alcançada quando o Estado, indivíduo e comunidade estão capacitados para modificarem determinantes sociais de prejuízos à vida em benefício da qualidade de vida. Nessa perspectiva, gestantes, parceiros e família atendidos nas consultas de pré-natal na atenção básica da rede pública requerem essa abordagem. Objetivo. Relatar o itinerário e os resultados da experiência de implantação do projeto “Pré-Natal na Atenção Básica: educação e promoção de saúde”. Método. Relato de experiência de um projeto de intervenção, desenvolvido na sede dos municípios de Rio Preto da Eva (25 mil habitantes) e Careiro (31 mil habitantes), situados a 80 e 150 km de Manaus/AM, respectivamente; desenvolvido por docentes e discentes da Universidade do Estado do Amazonas em parceria com gestores e profissionais de saúde dos dois municípios, entre julho/2022 a junho/2023. Fases do projeto: planejamento, seleção dos municípios, acordo interinstitucional, definição de estratégias e métodos de abordagem temática e fase de execução. Resultados. Todas as etapas do projeto foram cumpridas. O acervo de material didático conta 10 links (google drive) de acesso a vídeo-aulas de cerca de 20 minutos sobre os temas: importância do pré-natal para gestante e família, mudança do copo e das emoções, sinais de trabalho de parto, problemas comuns na gravidez e preparo para o parto, pré-natal odontológico, amamentação e alimentação do bebê. Foram realizados 10 encontros em cada município, com 161 gestantes, idade entre 13 e 42 e de todas as idades gestacional. Nos encontros foram utilizadas metodologias ativas, proporcionadas estratégias participativas, visando o fortalecimento do vínculo entre gestantes/acompanhantes com o serviço de saúde, incentivo a adesão continuada ao pré-natal. Considerações finais. Com essa intervenção, docentes e discentes (Instituição de Ensino Superior), gestores e profissionais de saúde (Secretarias Municipais de Saúde) e gestantes, companheiros e famílias (Comunidade) demonstraram a viabilidade e a necessária relação comunidade-instituição para o alcance de melhores padrões de ensino acadêmico de profissionais de saúde e benefícios para a comunidade na perspectiva da promoção da saúde focada na gestante e família.