Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
A UTILIZAÇÃO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO NOS ATENDIMENTOS PEDIÁTRICOS COMO UMA TECNOLOGIA DE CUIDADO
Relatoria:
Thais Laet Santos
Autores:
- João Carlos Tussolini Marcon
- Mateus Pereira dos Santos
- Yasmin da Silva
- Ana Raquel Florindo Mateus Rangel
- Carolina Sampaio de Oliveira
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: A brincadeira na infância faz parte de um ciclo da vida, através dela que as crianças se desenvolvem. No entanto, quando a criança está hospitalizada ela vivencia diversas experiências novas e muitas vezes traumáticas para sua idade, sendo submetida a diversos procedimentos e afastada de seu convívio familiar. Neste contexto, entra-se o Brinquedo Terapêutico (BT), uma tecnologia de cuidado, capaz de minimizar os efeitos negativos ocasionados pela hospitalização, tendo sua eficácia comprovada cientificamente. OBJETIVO: Descrever a importância do BT nos atendimentos pediátricos. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, realizada entre março a junho de 2022, como base de dados foi utilizada a Biblioteca Virtual de Saúde Pública (BVS), onde foram filtrados os estudos dos períodos de 2017 – 2022 e selecionadas as seguintes palavras-chaves “Brinquedo Terapêutico”, “Crianças”, “Assistência de Enfermagem”, também foi utilizada como fonte confiável o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). RESULTADOS: O Brinquedo Terapêutico é uma ferramenta de grande valor assistencial e curativo quando utilizado em atendimentos pediátricos, a resolução COFEN Nº 546/2017 dispõe que a utilização da técnica do BT compete a equipe de enfermagem, sendo que, quando realizada por um técnico de enfermagem deverá ser prescrita e supervisionada por um enfermeiro, a resolução traz também a necessidade desta aplicação estar contida no processo de enfermagem e registrada no prontuário do paciente. A aplicação do BT tanto na admissão de crianças como também antes da realização de procedimentos, mostrou-se eficaz, sendo possível observar redução do choro e da ansiedade, melhor interação com a equipe de enfermagem e aceitação da terapêutica. Quando a criança de forma lúdica refaz no boneco o procedimento o qual ela será submetida ela consegue compreender e se preparar para enfrentar tal situação, além disso, esta técnica proporciona uma criação de vínculo entre a criança e o profissional. CONCLUSÃO: Entende-se que quanto mais informada a criança estiver sobre sua situação, melhor será sua aceitação. Desse modo, conclui-se que é de sua importância a utilização do BT em atendimentos pediátricos com a finalidade de proporcionar uma assistência mais humanizada.