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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE RECEITUÁRIO LÚDICO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Nádia da Costa Tavares
Autores:
  • Fabiano Andrade da Costa
  • Juliana Freitas Marques
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Atenção Primária à Saúde (APS) apresenta um papel importante no Sistema Único de Saúde (SUS), pois é a principal porta de entrada dos usuários na rede de atenção. Durante a prática do enfermeiro na APS, observa-se, muitas vezes, a falta de compreensão de muitos usuários sobre a prescrição de receitas realizada. Tal dificuldade é constada em parte da população idosa e adulta e isso ocorre pela pouca compreensão sobre a posologia contida na receita prescrita pelo enfermeiro e pela baixa alfabetização apresentada por alguns usuários. Visando o fortalecimento do cuidado de enfermagem na APS, a reformulação na prescrição de medicamentos deve ser um ponto de atenção, afim de torná-la mais dinâmica e compreensiva. OBJETIVO: Descrever a experiência na construção e aplicação de um receituário lúdico em uma unidade de atenção primária em saúde. MÉTODO: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado em uma unidade de atenção primária em saúde, no município de Maranguape, Ceará. O estudo foi realizado por uma acadêmica de enfermagem durante a realização do estágio supervisionado (internato), no período de março a junho de 2022. Durante o período do internato, a acadêmica de enfermagem propôs a criação de um receituário lúdico, afim de contribuir para a assistência de enfermagem na unidade e na melhoria da comunicação com o usuário. RESULTADO: A construção e aplicação do receituário lúdico ocorreu em três etapas. Na primeira etapa foi realizada um levantamento na literatura científica sobre padronização de receituários. A segunda etapa destinou-se à construção do receituário, em que foi formulada uma parte descritiva, para descrição do medicamento e outra parte com imagens que simbolizam os horários: manhã, tarde e noite, favorecendo, assim, uma melhor compreensão dos usuários sobre os horários de tomada de medicamentos. Na terceira etapa, foi realizada a aplicação do receituário nas consultas de enfermagem, em que foi realizado um treinamento aos enfermeiros sobre o uso do receituário lúdico e, em seguida, aplicado na prescrição dos medicamentos para os usuários do serviço. CONCLUSÃO: O receituário lúdico mostrou-se como uma ferramenta de apoio na assistência ao usuário que procura atendimento na atenção primaria a saúde, favorecendo melhor compreensão dos mesmos sobre as prescrições realizadas.