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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
EDUCAR, ENVELHECER E PROMOVER SAÚDE: TROCA DE SABERES ENTRE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM E IDOSOS
Relatoria:
Ana Beatriz Silva dos Santos
Autores:
  • Silvana Gomes da Silva Nascimento
  • Danielly Kaliana Andrade dos Santos
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: o envelhecimento humano é considerado um fenômeno ligado ao processo da vida. O aumento da expectativa de vida não indica presença de bem-estar, as doenças crônicas tem sido um problema que afeta também os idosos. Essas patologias não têm viés de transmissibilidade, mas requer acompanhamento constante. OBJETIVO: relatar atividades de educação em saúde sobre hipertensão e diabetes com idosos e cuidadores. METODOLOGIA: trata-se de um relato de experiência vivenciado por discentes do curso de graduação em Enfermagem na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Estágio Curricular Supervisionado III, no período de fevereiro a março de 2023. O público alvo foram os idosos adstritos na Unidade Básica de Saúde Silvino Dantas/Caicó-RN. As atividades seguiram as seguintes etapas: conhecimento sobre o público alvo, planejamento e execução das ações, produção de materiais educativos e explanação do conteúdo. A escolha do tema ocorreu através da observação no serviço, conversa com os profissionais e usuários. Os encontros ocorreram em três micro áreas, nas residências de quatro idosos. RESULTADOS: No primeiro dia de intervenção ocorreu uma roda de conversa interativa. No momento inicial foi realizado uma dinâmica de apresentação. Logo em seguida, analisou-se o conhecimento por meio de questionamentos presentes em balões, na sequência ocorreu uma explanação sobre as perguntas realizadas. Dando continuidade, foi realizada uma conversa sobre alimentação, nesse espaço foi possível montar as opções de alimentos usados nas três refeições. Em seguida utilizou-se um jogo da memória. No segundo encontro realizou-se dinâmicas em duas casas de idosos domiciliados, nesse momento optou-se por conversar sobre a temática e utilizar o jogo da memória além da construção do cardápio utilizado durante as refeições. No terceiro momento reuniu-se para conversar sobre a temática, repetindo as dinâmicas utilizadas nos encontros anteriores. Ao final de cada momento realizou-se uma avaliação, denominado de sinal avaliativo. CONCLUSÃO: O estágio possibilitou a troca de conhecimentos a partir da vivência com idosos. Foi possível compreender as necessidades da população e disseminar informações sobre os cuidados em saúde frente a hipertensão e diabetes. Entende-se que o compartilhamento de saberes durante a vivência prepara os graduandos para a compreensão da prática profissional e atuação no serviço de saúde, além de fortalecer o vínculo com os usuários.