Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS NO CUIDADO AS PESSOAS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA E DIABETES MELLITUS
Relatoria:
Vania Celina Dezoti Micheletti
Autores:
- Scheila Mai
- Sandra Maria Cezar Leal
- Patrícia Treviso
- Vânia Schneider
- Aline Aparecida da Silva Pierotto
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Para possibilitar o aperfeiçoamento as(os) enfermeiras(os) da Atenção Primária à Saúde (APS), foi promovido um curso de extensão, em vista de qualificar a práxis de forma mais autônoma e respaldada nos preceitos éticos e legais da enfermagem, assim como aumentar a resolutividade da atuação da enfermeira(o) na realização da consulta de enfermagem para as pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM). Objetivo: relatar a experiência de enfermeiras(os) no planejamento e condução de um curso de extensão intitulado “Cuidado às pessoas com HAS e/ou DM na Rede APS”. Método: Relato de experiência de um curso realizado em um município no Sul do país, em parceria com a escola de enfermagem de uma Universidade comunitária da mesma região e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento (CNPq), no período de dezembro de 2022 a janeiro de 2023. Foram disponibilizadas vinte vagas, preenchidas por enfermeiras vinculadas à assistência na APS do município. O curso contou com uma carga horária total de 64h, sendo organizado em quatro módulos teórico/prático, 44h distribuídas entre formação em sala de aula, laboratório e um módulo de prática com carga horária de 20h realizado em Unidades de Saúde do município. As temáticas abordadas contemplaram conhecimentos de semiotécnica; fisiopatologia; farmacologia; rastreio, diagnóstico e tratamento de HAS e DM; cuidados de enfermagem e educação em saúde do pé diabético; medidas não farmacológicas no cuidado às condições crônicas; manejo diante das queixas e urgências de HAS e DM; Resultados: constatou-se pelos feedbacks das participantes que o curso mobilizou conhecimentos para subsidiar a consulta de enfermagem à pessoa com condições crônicas de forma qualificada e com uma abordagem ao cuidado integral. Durante o desenvolvimento das práticas às facilitadoras docentes apostaram na autonomia das enfermeiras com respaldo técnico científico, enfatizou-se o cuidado centrado nas pessoas, assim como na produção do cuidado resolutivo com ações de promoção e proteção à saúde e de prevenção de agravos diante das condições crônicas. Considerações Finais: Acredita-se que o desenvolvimento técnico- científico das enfermeiras na APS, por meio da parceria entre Universidade e rede assistencial abre possibilidades para potencializar o cuidado à pessoa/família/comunidade, bem como qualifica a rede escola contribuindo na formação das(os) futuras(os) enfermeiras(os).