Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
FERRAMENTAS PARA GESTÃO DO ABSENTEÍSMO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Rafaela prestes de souza
Autores:
- CINIRA DE SOUZA SANTOS
- GRACY SCHROEDER
- KATRIEL DE LIMA OLIVEIRA
- ELAINE FÁTIMA PADILHA
- NELSI SALETE TONINI
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O absenteísmo é um problema que afeta diretamente a qualidade no processo de trabalho. Define-se como a ausência de profissionais no ambiente de trabalho, o qual interfere negativamente na qualidade da assistência ao paciente, podendo ser influenciado por diversos fatores, tais como: o clima organizacional, carga horária, relacionamento interpessoal e a sobrecarga de trabalho. Objetivo: Descrever o processo da aplicação de uma ferramenta para analisar a taxa de absenteísmo e gerenciar a distribuição de horas extras em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de residentes de enfermagem acerca da aplicação de uma ferramenta de gerenciamento de absenteísmo e benefícios em uma UTI de um hospital universitário. Por se tratar de um relato de experiência, não foi necessário submeter ao Conselho de Ética em Pesquisa (CEP). Resultados: Durante o processo de qualificação nota-se que o clima organizacional influencia na ausência de profissionais. Assim, estratégias como a criação de um ambiente de trabalho agradável e a adoção de medidas de flexibilização da jornada de trabalho podem contribuir nesse processo. A referida UTI dispõe de métodos para a escolha de dobras e horas extras seguindo um processo rotativo, ou seja, a cada mês um funcionário tem a oportunidade de ser o primeiro a escolher suas horas extras, e assim segue de forma sequencial e equitativa. Visto que, mesmo com um método inovador de escolha de horas extras e dobras, é inevitável o número de faltas nos plantões. Diante dessa problemática, a coordenação da UTI criou um formulário de registro de faltas contendo data, tipo de falta e justificativa. O formulário será encaminhado para ciência da direção de enfermagem e posteriormente arquivado na ficha funcional do funcionário. Conclusão: Entre as medidas de diminuir a taxa de absenteísmo não programado, os funcionários que apresentarem faltas serão os últimos a escolher suas horas extras e dobras. Assim, de forma a incentivar os profissionais a cumprirem suas obrigações e responsabilidades. Além de possibilitar que os profissionais que cumprem com suas responsabilidades sejam valorizados de forma justa.