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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
Construção e implementação de Intervenções educativas em UTI Neopediatrica Cardiológica
Relatoria:
Camila Mayumi isume
Autores:
  • Marcella Wasilewski
  • Sirlene Luz Penha
  • Evelise Helena Fadini Reis Brunori
  • Rika Miyahara Kobayashi
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O nascimento do filho é um momento de alegrias, entretanto, o diagnóstico de cardiopatia, gera medos e inseguranças dos pais que requerem o aporte de cuidados pela equipe hospitalar, a criação de estratégias para desenvolver a auto-eficácia do enfrentamento, e o lidar com situações estressantes no cuidado da criança cardiopata para uma melhor qualidade de vida (CASTRO, 2016; CHOI, 2021). A falta de sistemática de orientação aos pais de neonatos e lactentes a serem submetidos à cirurgia cardíaca tem sido um dos motivos de maior preocupação da gestão da UTI Neo-Pediátrica. OBJETIVO: Descrever sobre a sistemática de orientação pré operatória para mães de neonatos e lactentes hospitalizados, por meio da implementação do recurso didático em uti neo-pediátrica. MÉTODO: Trata-se de ação educativa com as mães de neonatos e lactentes internados em UTI Neo-Pediátrica pública, cardiológica de São Paulo e com projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa CAAE 62788122.2.0000.5462. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica sobre o tema; desenvolvimento do material educativo direcionado ao público-alvo, gerando o Manual de Orientações com temas sobre dispositivos de assistência, cuidados pós parto, alta da unidade, cuidados com ferida pós operatória, entre outros demandados pela unidade. Foram programados encontros com as mães para o acolhimento, escuta ativa das dúvidas e preocupações de forma empática. RESULTADOS: As mães participantes expressaram como foi ter participado das reuniões de orientação e sua satisfação com o material educativo (Manual Educativo), relatando à pesquisadora o seu contentamento e a internação menos angustiante, valorando o momento de transformar essa experiência em um momento de aprendizado e acolhimento e ações para a preservação da vida. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Como educador em saúde, verificou-se ser possível reduzir as preocupações, permitir que os pais compreendam e apliquem adequadamente o planejamento e a execução dos cuidados, resultando em uma melhoria na qualidade de vida tanto dos neo-lactentes institucionalizados quanto para seus pais. O “Manual de Orientações” foi um recurso educacional criativo e inovador, com propósito de minimizar conflitos resultantes de falhas na comunicação entre pais com a equipe, e promover a educação em saúde, a humanização do cuidado, o acolhimento dos pais e a segurança do paciente pediátrico.