Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
IMPORTANCIA DO FEEDBACK AVALIATIVO NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
BEATRIZ DE CASTRO MAGALHÃES
Autores:
- Maria Nazaré Negreiros Uchôa
- Francisco Werbeson Alves Pereira
- Bruna Erilania Vieira de Sousa
- Roana Bárbara de Almeida Gouveia
- Grayce Alencar Albuquerque
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O processo ensino-aprendizagem é indispensável para o desenvolvimento da criticidade do estudante de enfermagem, especialmente quando embasado pelas metodologias ativas. Uma das etapas que merece destaque é a avaliação, por meio da qual o aluno pode saber como está sua evolução formativa. OBJETIVO: Descrever a experiência sobre o uso do feedback avaliativo durante a formação em enfermagem. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência, embasado nas vivências de uma docente em três turmas de um curso técnico em enfermagem (turmas de saúde da criança; atenção domiciliar; e promoção, prevenção e vigilância em saúde) do interior Cearense. A experiência em questão centra-se no feedback avaliativo ofertado durante os seminários realizados pelas turmas, que foi feito através de um instrumento elaborado previamente e cujos parâmetros foram repassados para os alunos com antecedência à data de apresentação, sendo eles: i) avaliação grupal – responsabilidade e organização; domínio do conteúdo entre a equipe; criatividade; divisão do conteúdo entre a equipe; discussão do conteúdo entre a equipe durante a apresentação; ii) avaliação individual – domínio do conteúdo; interação com os demais membros da equipe durante a apresentação (discussão); e fluência verbal. RESULTADOS: Após os seminários a docente convidava cada equipe para apresentar sua respectiva avaliação, destacando os pontos fortes e levantando as fragilidades que poderiam ser melhoradas. Grande parte dos alunos agradeceu pela forma que o feedback avaliativo foi conduzido, diferenciando-o de experiências anteriores centradas apenas na nota e com caráter punitivista. Os alunos perceberam o instrumento de avaliação como potencial para melhorar suas competências e habilidades além de refletirem sobre a importância da equipe para o êxito do seminário. Ao final de cada feedback, os membros da equipe se voluntariavam a expor os pontos que poderiam melhorar, sobressaindo-se a necessidade de uma apresentação dinâmica com interação entre a equipe; bem como, reconheceram que a apresentação dos parâmetros avaliativos antes da apresentação ajudou a direcionar a elaboração do seminário e tornou o processo mais leve. CONCLUSÃO: A experiência foi exitosa e mostrou que o feedback avaliativo é importante para que o aluno saiba o que pode melhorar e seja estimulado a potencializar ainda mais os aspectos que já são positivos.