Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
A IMPORTÂNCIA DOS ENFERMEIROS DA ALEGRIA NA ASSISTÊNCIA AOS USUÁRIOS DO SUS
Relatoria:
Aline Cristina de Queiroz
Autores:
- Daianna Fernandes Dias Morais
- Heloisa Ferreira de Oliveira
- kaylanne Vitória Nogueira de Queiroz
- Rafael Jeremias de Aquino Nunes
- Rafael Tavares Silveira Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: A enfermagem é essencial na recuperação e reabilitação do paciente, o seu atendimento interfere na melhora e piora do cliente. A humanização é uma das características da assistência de enfermagem, onde é necessário a implementação de formas lúdicas e criativas nos cuidados prestados. Sabendo que a internação é um momento crítico na vida do cliente, onde toda sua rotina é modificada. O lúdico torna o processo de hospitalização menos estressante, condicionando ao paciente sensação de bem-estar. OBJETIVO: Analisar os benefícios das atividades lúdicas nos pacientes. MÉTODO: Esse estudo trata-se de uma revisão integrativa de literatura com abordagem qualitativa e descritiva. A busca foi realizada no mês de junho de 2023, nas plataformas: MEDLINE, LILACS e BDENF por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Aplicando os critérios de inclusão e exclusão. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Os artigos explorados mostraram, que o desenvolvimento das atividades lúdicas, desencadeia sensação de bem-estar. O trabalho com a metodologia ativa, fortalece a assistência de enfermagem e promove vínculos e uma boa comunicação. Apesar do lúdico ser importante, existem poucos estudos, e grupos para executar o mesmo, dificultando a implementação e recursos para essas atividades. CONCLUSÃO: Os trabalhos lúdicos proporcionam relaxamento e posteriormente uma melhora no quadro clínico, mas, apesar das metodologias ativas beneficiar o paciente, ainda existem poucos estudos e recursos para o mesmo. Faz-se necessário parcerias com universidades, para a implementação de enfermeiros da alegria nos hospitais e capacitação dos profissionais para um melhor atendimento ao realizar atividades metodológicas durante a assistência.